sexta-feira, 11 de junho de 2010

Seminário discute educação e esporte na região do Vale do Jequitinhonha

Seminário discute educação e esporte no Vale do Jequitinhonha A Estação Conhecimento - parceria da Fundação Vale com o Governo de Minas, por meio do sistema Sedvan/Idene - realiza nesta sexta-feira 11.0, seu 1º Seminário de Esportes.
O evento, que será realizado na cidade do Serro, reunirá secretários estaduais e municipais de cidades do Vale do Jequitinhonha para discutir ações e propostas desenvolvidas a partir da instalação da Estação na região.
Os participantes irão conhecer, em detalhes, os objetivos da Estação Conhecimento no Vale do Jequitinhonha, seu conceito, proposta pedagógica e os resultados esportivos alcançados. Também será apresentado o resultado do levantamento esportivo e educacional realizado pela Fundação nos 23 municípios da região, que vão integrar a Estação.
A parceira entre a Vale e os municípios teve início em novembro de 2009, com o lançamento da Estação Conhecimento Vale do Jequitinhonha, que está sendo implementada em Diamantina. O objetivo da Estação é desempenhar papel de agente articulador de redes sociais para o desenvolvimento local.

Trata-se de uma Parceria Social Público-Privada com gestão compartilhada entre a Fundação Vale, poder público e a sociedade. “Este evento é a primeira atividade desta Estação. Nosso foco é realizar um investimento social estruturante, para que o legado do conhecimento aplicado permaneça no local”, conta Silvio Vaz, presidente da Fundação Vale.
A secretária de Estado Extraordinária para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas, Elbe Brandão, destaca que este momento é de construção de algo que vai demarcar mudanças para a região e ressalta a importância das políticas territoriais em prol de um bem maior, a partir de um panorama dos investimentos que acontecem hoje no Vale do Jequitinhonha.

“Esta é a primeira região em que a Fundação Vale investe que não está em sua área de atuação e isto é uma prova de que os olhares sobre o Vale do Jequitinhonha estão se refletindo em novas oportunidades e novos investimentos”, conclui.
A Estação
As Estações Conhecimento são núcleos de desenvolvimento humano e econômico que funcionam na forma de Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip´s), administradas em conjunto pela Vale, a sociedade civil e o poder público. Seu objetivo é fomentar o empreendedorismo, a criatividade, a inovação, a articulação de parcerias, a participação e o compartilhamento de ações, respeitando as características de cada região e trabalhando a partir de oportunidades e vocações já existentes nos municípios.
O público-alvo das Estações Conhecimento são crianças e adolescentes entre 7 e 19 anos, que participam de atividades nas áreas de esporte, cultura e educação profissional. Os atletas das Estações que obtiverem índices olímpicos serão encaminhados ao Centro Nacional de Excelência do programa Brasil Vale Ouro, no Círculo Militar de Deodoro, no Rio de Janeiro.
Em Diamantina, a Vale investirá cerca de R$ 10 milhões e oferecerá cursos profissionalizantes e atividades com ênfase em esporte, arte e cultura a 1.500 jovens, de 23 cidades do Vale do Jequitinhonha. Mesmo antes da inauguração da estrutura física, uma equipe já trabalha na cidade no desenvolvimento do projeto.
Atualmente, já estão em funcionamento duas unidades da Estação Conhecimento, ambas no Pará, e outra está em construção na cidade de Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Até 2015, a Vale pretende inaugurar outras 14 em Minas Gerais, Maranhão, Espírito Santo, Pará, Sergipe e no Rio de Janeiro, beneficiando, diretamente, cerca de 30 mil jovens.

Serviço:
Evento: 1º Seminário de Esportes da Estação Conhecimento
Data: 11/06/2010
Horário: 9 às 17 horas
Local: PUC Minas, Praça João Pessoa, nº 74, Centro, Serro

Com informações da Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário