quarta-feira, 23 de junho de 2010

TV Minas faz especial sobre o Vale do Jequitinhonha

TV Minas faz especial sobre o Vale do JequitinhonhaA TV Minas está colocando no ar uma série de reportagens feitas no Vale do Jequitinhonha. Gravado desde a nascente, em Milho Verde, no Serro, no Alto Jequitinhonha, perto de Diamantina, até a divisa com a Bahia, em Salto da Divisa, perto de Porto Seguro.
O temário segue a linha do Rio Jequi, seus costumes, seu povo e história.

Revive o período colonial, no povoamento do Serro, Diamantina, Minas Novas e Berilo; passa pela riqueza cultural manifestada pela criatividade do artesanato, das músicas e danças; histórias e estórias; a luta pela vida na seca, na migração em busca do pão; a deterioração do meio ambiente, a vida no garimpo; e a esperanças de novos tempos.

Um fato pouco conhecido das Minas Gerais e ignorado pelos estudiosos da nossa história, registrado no programa 2, que vai ao ar, dia 28.06, é que Berilo fez parte do Movimento da Inconfidência Mineira. As cenas foram gravadas no Sobradão do Inconfidente Domingos de Abreu Vieira, à beira do rio Araçuaí, na cidade de Berilo, com a entrevistada Haydée Murta, professora de 83 anos, que nasceu naquela edificação.
Fazendo parte do Planeta Minas, os programas sempre vão ao ar nas segunadas-feiras, às 22 horas.
A Série Especial foi dividida em três blocos de 30 minutos. O primeiro foi ao ar no dia 21 de junho; o segundo será no dia 28 de junho e o terceiro no dia 7 de julho.
Há reprises, do primeiro bloco, nas terças, as 13 horas; e nos sábados, às 19:30 horas.
A Rede Minas é uma TV pública do Governo do Estado de Minas Gerais.

Especial:Planeta Minas, Rio Jequitinhonha

Grandes reportagens que revelam o universo existente no Estado
O Planeta Minas é um programa de reportagens especiais que transita entre o jornalismo e o documentário. Lança um novo olhar sobre Minas Gerais. Aborda temas variados, traçando um perfil da realidade em diferentes regiões. A riqueza cultural de Minas, a diversidade de seu povo, sua história e seus personagens são alguns dos focos do programa, que trata ainda de meio ambiente, economia, saúde, educação, segurança e temas da atualidade.

O Planeta Minas desta segunda-feira, 28.06, exibe a segunda parte do programa sobre o Rio Jequitinhonha.
Em quase dois meses de viagem, o programa destaca as características dos mais de 10 mil quilômetros percorridos, desde a nascente em Minas Gerais à foz em território baiano e fala da vida dos pescadores, dos canoeiros, garimpeiros e das lavadeiras.
E mais: o telespectador irá conhecer o rio que atravessa mais de 60 cidades mineiras, carrega o sustento de um povo e alimenta os sonhos daqueles que procuram diamantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário