domingo, 4 de julho de 2010

Almenara realiza Seminário de Educação Infantil

Almenara realiza Seminário de Educação Infantil
Foto: Marilândia, Tânia, Edna e Celma Ficou evidente durante o Seminário o grande interesse do público pelos temas abordados

A Escola Estadual Joel Mares, um dos mais conceituados estabelecimentos de ensino do Vale do Jequitinhonha, realizou com êxito total, dia 2 de julho, o II Seminário de Educação Infantil. O movimentado evento teve como palco o auditório da Câmara Municipal de Almenara e foi prestigiado pelas turmas do Curso Normal de Nível Médio (3o Período A e B), além do 1o Período (A e B), Turma Geradora e 3o Período.

Sob a coordenação da professora Marlúcia Costa, o Seminário contou com presenças ilustres, pessoas que abraçam a Educação com muito amor e dedicação, entre elas, Lucy Brandão (diretora da Escola Estadual Joel Mares), Cassandra Campos (supervisora pedagógica do município de Almenara), professoras Ilka, Mônica e Suely, professor Itamar.

Quatro palestrantes discorreram com maestria sobre importantes temas pertinentes a Educação Infantil, obtendo a atenção efetiva dos presentes. A pedagoga Marilândia Ferraz Machado discorreu sobre Políticas Públicas na Educação Infantil, sendo sucedida pela mestra Tânia Maria Mares Figueiredo que abordou o tema Docência na Educação Infantil.

Em seguida, a professora Edna Maria Ramalho Figueiredo, pós-graduada em psicopedagogia, falou do Desenvolvimento Cognitivo da Criança ou A Construção do Conhecimento e Inclusão Infantil. Logo após foi colocado em pauta Contar História na Educação Infantil, tema para palestra da professora Celma Antunes das Virgens, pós-graduada em Literatura e Linguística Aplicada.

Ao final do Seminário, cuja calorosa recepção ficou a cargo de Raniela, Poliana e Geilsa, as estudantes Maria Rita e Marina Lacerda, do 3o Período, deixaram uma mensagem de incentivo a quem inicia o curso, bem como externaram gratidão aos professores e direção da Escola Joel Mares.

O objetivo principal do Seminário, conforme a coordenação, “é propiciar a aquisição de habilidades técnicas e científicas que possibilitem uma atuação competente no exercício da docência na Educação Infantil. E mais: preparar profissionais que sejam capazes de promover a educação dos alunos em sentido amplo, incluindo, além do ensino de áreas e disciplinas escolares do desenvolvimento cognitivo, o cuidado com aspectos afetivos físicos, sócio-culturais e éticos, a partir da constituição de valores comprometidos com os princípios estéticos, políticos e éticos que orientam a Educação Infantil. E, por fim, elevar o conhecimento cientifico dos cursistas.”

Ficou evidente durante o Seminário o grande interesse do público pelos temas abordados, fato que chamou a atenção, uma vez que Educação Infantil é a base de todo um processo de formação de cidadania. De parabéns, portanto, a Escola Estadual Joel Mares e todos que contribuíram efetivamente para que a segunda edição do Seminário de Educação Infantil obtivesse êxito.

Texto de João Avelar, postado no Diário do Jequi

Nenhum comentário:

Postar um comentário