sexta-feira, 16 de julho de 2010

ECA, 20 anos: polícia mineira algema menino de 10 anos


Esta é uma fotografia do comportamento de policiais e outros agentes dos serviços públicos no desrespeito aos direitos da criança e do adolescente.
Foto do Jornal O Globo, de 16.07.2010, pescada do Blog do Rudá

3 comentários:

Téo Garrocho disse...

São fotos e fatos como esse, tão comuns no Brasil, que nos faz refletir se realmente vivemos numa democracia plena.Penso que absurdos como o da foto acima ainda é um ranço da ditadura militar.O processo ainda é lento nesta pátria, mas, estamos "caminhando e cantando" para que as novas gerações tenham uma pátria mais liberta, justa e igualitária. A tortura, coisa nojenta, ainda impera neste país. Os únicos que não são torturados são os mais abastados financeiramente. Aqui, ainda você é "medido e aceito" pelo que tem no bolso, nos bancos dos banqueiros ávidos pelos lucros e pela roupa que usa.Um abração Banu e seguidores deste BLOG maravilhoso.

Unknown disse...

A primeira vista, parece realmente absurdo, porém quem convive com as sementes do mal sabem do que eles são capazes. A preservação do bem jurídico "vida" é mais importante que comentários vindos de pessoas que decididamente nunca puseram a mão na massa. Se o uso enérgico da força não for usado, em pouco tempo seremos engolidos pelos "de menor", que tudo podem. O uso da algema pelo policial visou apenas resguardar a integridade física do menor e de terceiros. É necessário que saibamos toda a verdade para comentarmos, e não ficarmos jogando pedra no telhado do outros à esmo, pois um dia, as pedras cairam no seu telhado...fazendo-o repensar sobre pré-julgamentos.
Um abraço.

Álbano Silveira Machado disse...

Luiz Fernando,
Esta foto não choca pelo uso da algema simplesmente, mas por estar sendo usada numa criança.
Os "de menor" não podem tudo, nem deveriam, nem poderiam ser algemados.
A algema "não visa resguardar a integridade física do menor e de terceiros" mas demonstra o uso de um artifício, de uma ferramenta que deve ser utilizada apenas em casos de alta periculosidade.
Uma criança de 10 anos, por maior força que tenha, não desenvolveu músculos a ponto de não poder ser controlado pela própria força física de um policial, que, a priori, deve estar preparado, fisicamente, psicologicamente e juridicamente, para suas atribuições.
O ECA ainda não foi digerido ou engolido em grande parte dos meios sociais e policiais.
Isso se deve ao argumento que os delinquentes (traficantes, assaltantes e outros similiares)utilizam dos "de menor" para praticar seus crimes e acobertá-los.
Creio que os cidadãos de menor idade, abaixo de 18 anos, não devem ser penalizados, como se maior de idade fossem, como os demais cidadãos As medidas sócioeducativas criadas pelo Estado ainda são insuficientes para este segmento social. Deveriam ser mais cobradas pela própria polícia e judiciário.
A reformulação da lei deveria penalizar , de forma mais severa , quem utiliza de "menores de idade" para prática dos seus crimes.
Os pais dos menores infratores devem também ser mais cobrados, Chega de Conselho Tutelar, Casa Asilo, Sasa Lar e outros equipamentos servirem de desaguadores de pais irresponsáveis que "desistem dos filhos". Estes mereceriam, em muitos casos, serem "algemados" pela sua brutal omissão, mas esta é outra discussão.

Postar um comentário