quarta-feira, 21 de julho de 2010

Jordânia: O Rio Ribeirão pede socorro

Jordânia: O Rio Ribeirão pede socorro
Fotos: Regina Bandeira. As águas do Ribeirão estão agonizando e a população que vive próximo ao rio ainda não percebeu.

Se as águas do Rio Ribeirão pudessem falar, com certeza escutaríamos seus gritos de socorro. A situação em que ele se encontra nos dias de hoje é degradante.

Enchentes que davam medo a alguns e alegrias a garotada? Miragens do passado.

O rio não mete mais medo a ninguém. Antes, causa pena a sua derrocada hídrica, tragédia anunciada que não vem sendo evitada. Cicatrizes ambientais provocadas pela ação antrópica – leia-se ação humana -, cuja presença em qualquer lugar representa um câncer para os ecossistemas. A espécie humana é a grande destruidora da natureza. Mesmo dotada de inteligência não utiliza a consciência para evitar os danos ao meio ambiente e, por extensão, a si mesma.

As águas do Ribeirão estão agonizando e a população mais carente que vive próximo ao rio ainda não percebeu isso. Esgotos sem tratamento caem direto no que restou do seu leito, lixo doméstico é jogado às suas margens todos os dias causando a poluição das águas, matando peixes, assoreando e com certeza trazendo doenças à população. Isso faz com que suas águas fiquem impróprias para o banho, a pesca e até para o consumo.

Sabe-se que não é apenas este fator causador da situação que o rio se encontra, todavia é importante salientar que não é preciso ser culto para saber que não se coloca lixo e esgotos sem tratameto nos rios. Isso é uma questão de educação e capricho.

Uma leitora de outra cidade, esteve visitando Jordânia mês passado e resolveu ir ao rio onde quando criança banhava-se. Ela nos enviou mensagem dizendo que ficou chocada com estágio avançado em que se encontra a degradação, demostrando sua preocupação com a atual situação do nosso Ribeirão, e principalmente questionando a falta de uma ação educadora por parte da sociedade local: "É preciso que professores, alunos, grupos de jovens, associações, comerciantes, igrejas, fazendeiros ambientalistas e demais autoridades tomem providências urgentes a fim de tirar o rio da UTI."

De fato a situação precisa mudar e nos conscientizando que lugar de lixo é no lixo e não dentro dos rios, Já será um bom começo.

A vereadora Alexandra está a disposição dos amigos da cidade de Jordânia, para que unidos e juntos discutam uma saída para esta situação. Mesmo por que, além de se tratar do meio ambiente, é do rio Ribeirão que vem a água que utilizamos em nossas necessidade diárias.

Regina Bandeira foi quem nos enviou as fotos que vamos postar aqui. A ela nossa gratidão pela preocupação com nosso município, pelo alerta e pelas fotos.

Aos demais leitores, aguardamos sugestões de ações concretas para salvar o Rio Ribeirão. A natureza agradece.
Jordânia é um município do Baixo Jequitinhonha, limitante com Salto da Divisa, na divisa com o sul da Bahia.
Fonte: Blog da Vereadora Alexandra Bahia, com as dicas do Diário do Jequi

Um comentário:

Unknown disse...

Devemos nos unir, e se conscientizar que isso não e um trabalho só do poder publico mais da população que a maior culpada dos rios,córregos se encontrarem na situação que está. Educação começa dentro de casa e cabe aos pais ensinarem seus filhos qual o sentindo dessa palavra não basta ensinar ter educação pela metade pois isso deve ser aplicado em todos os locais principalmente na rua. Tenho vergonha de jogar lixo na rua e passo isso para meu filho a terra e nossa casa precisamos da água para sobreviver e de muitas espécies de animais e plantas também dependemos disso e o homem ainda não aprendeu que respeitar a natureza e essencial para sobrevivência da nossa espécie em poucos anos viveremos em um planeta em que será como procurar ouro e diamante termos água potável utilizar pessoas morreram contaminadas por ter ingerido água contaminada . Pensem nisso e esse o futuro que vcs querem para vcs e seus descendentes !

Postar um comentário