terça-feira, 13 de julho de 2010

Ministério da Cultura tenta conhecer quilombolas do Vale

Ministério da Cultura tenta conhecer quilombolas do Vale Conhecer as demandas locais na área da cultura, levantar dados sobre as comunidades quilombolas existentes e acompanhar as ações do MinC em andamento na região. Esta foi a proposta e o objetivo da “Missão Jequitinhonha”, visita técnica realizada por integrantes do Ministério da Cultura a municípios do Alto Jequitinhonha, no nordeste do Estado de Minas Gerais, entre os dias 2 e 6 de junho.

Composta pelo Secretário-Executivo do Ministério da Cultura, Alfredo Manevy, pela Representante Regional do Ministério da Cultura em Minas Gerais, Aida Ferrari, e por assessores e consultores do MinC, a “Missão Jequitinhonha” visitou, durante os quatro dias, a cidade de São Gonçalo do Rio das Pedras (distrito do Serro), o município de Diamantina, as cidades de Campo Alegre e Coqueiro Campo (distritos de Turmalina) e o município de Couto de Magalhães.

Em todas as localidades visitadas a missão participou de reuniões com artesãs e lideranças culturais da região, realizou levantamento das demandas e os encaminhamentos necessários à sua implementação no âmbito do MinC.

Desconhecimento?
Porém, a equipe do MinC não chegou até o Médio Jequitinhonha onde concentra a maioria das comunidades quilombolas do Vale do Jequitinhonha. Os municípios de Araçuaí, Berilo, Chapada do Norte, Minas Novas e Virgem da Lapa, tem 77 das comunidades quilombolas de todo o Vale que possui 105. Somente Berilo tem 27 comunidades quilombolas identificadas. Ocupa o primeiro lugar. O 2° lugar fica com Chapada do Norte com 15 comunidades. Minas Novas tem 12, Virgem da Lapa e Araçuaí, com 11 cada.
Alguns técnicos dos governos federal e estadual conhecem o Vale só até Diamantina ou um pouco abaixo. Parece até que combina com o trabalho um tour. Eles ainda não sabem o que estão perdendo em atrações turísticas.

Com informações do Ministério da Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário