terça-feira, 6 de julho de 2010

Novo Cruzeiro promove 3º Encontro de Bandas de Músicas

Novo Cruzeiro promove 3º Encontro de Bandas de Músicas
Novo Cruzeiro, no Médio Jequitinhonha, a 150 km de Teófilo Otoni, estará apresentando, em praça pública as melhores bandas de música dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.
O 3º Encontro de Bandas de Música espera contar com a presença de dezenas de filarmônicas das cidades da região.
A Banda de Música local, a Lira São Sebastião, estará presente e com grande expectativa.
O Encontro será no dia 10 de julho, no próximo sábado, na Praça da Estação.

Há uma expectativa com a participação de bandas de música tradicionais do Vale do Jequitinhonha como as de Berilo, Coluna, Couto Maglhães de Minas, Francisco Badaró, Itamarandiba, Joaíma, Minas Novas, Serro, Turmalina, Veredinha e Virgem da Lapa.
As bandas do Vale do Mucuri mais esperadas são as de Carlos Chagas, Malacacheta e Teófilo Otoni.
Bandas tradicionais
As bandas de músicas tradicionais se compõem com os seguintes instrumentos: flautim, flauta, oboé, clarinete, saxofone, fagote, trompete, trompa, trombone, e tuba, bombo, pratos e timbales.
As mais antigas de Minas Gerais são de Cachoeira do Campo, município de Ouro Preto, a Banda Euterpe Cachoeirense (1856),Sociedade Musical União Social (1864).
As Bandas tem um repertório riquíssimo, ancorado na rica tradição musical brasileira, sempre em sincronia com os ritmos populares, composto de hinos, dobrados, canções cívicas, religiosas, folclóricas e populares e guarda em seu repertório a essência de uma música que até hoje esta presente em nosso dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário