segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Berilo comemora Dia do Patrimônio Cultural

Berilo comemorou Dia Nacional do Patrimônio Cultural
Estudantes se manifestam pelas ruas da cidade
No dia 17 de agosto é comemorado o Dia Nacional do Patrimônio Histórico e Cultural. Porém, poucas cidades lembram desta data, nem mesmo as consideradas patrimônio nacional e mundial como Diamantina e Ouro Preto.
Não foi o caso de Berilo, cidade do Médio Jequitinhonha, nascida no século XVIII, na era do ouro das Minas Gerais. Outra cidade que também se manifestou neste dia foi Itacambira, pequeno burgo, à margem esquerda do rio Jequitinhonha, a 78 km de Montes Claros. Cerca de 400 estudantes da Escola Estadual Jason de Morais, Escola Estadual de Berilo, CESEC e Escola Municipal Infantil Mundo Encantado saíram pelas ruas da cidade em passeata, portanto cartazes e faixas, ao som de músicas regionais do Coral Trovadores do Vale, dos tamborzeiros de Minas Novas, de Rubinho do Vale e Merk Gladson. Foi lançado para conhecimento da sociedade o projeto cultural de Educação Patrimonial em que as escolas de Berilo, participantes de projetos sociais e grupos culturais se envolvem na valorização de manifestações genuínas de cultura local. A referência do projeto é o Casarão do Inconfidente Domingos de Abreu Vieira que viveu em Berilo na segunda metade do século XVIII.

A passeata parou à frente da Prefeitura Municipal, onde foi executado o Hino Nacional, quando as professoras de História e coordenadoras do projeto, Íris Amaral, Miriam
Amaral e Tânia Ferreira de Souza fizeram exposição sobre o projeto e seus objetivos. Foi destacado o papel do IEPHA – Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais que vem realizando oficinas com professores, gestores e agentes culturais do município e se envolve de corpo e alma na restauração do Casarão Abreu Vieira.
O prefeito Lázaro Pereira Neves salientou a importância do projeto para a história e cultura do município.
Sentimentos estudantis
Crianças de 4 e 5 anos, como Mel Silva Silveira e Gizele Amaral faziam festa e falavam da casa antiga do tempo da vovó da beira do rio. Carregavam cartazes alegres e sorridentes. Outros estavam ali surpresos por reconhecerem sua própria história.
Denise Machado, de 11 anos, consultava o Conselho de Patrimônio Cultural, fazendo pesquisa sobre o que é patrimônio cultural, patrimônio material e imaterial, tombamento e outros termos comuns ao mundo da cultura. Ao passar pelas ruas, à beira das calçadas, nas casas ou comércio, as pessoas recebiam panfletos falando do projeto e da restauração do Casarão do Inconfidente Domingos de Abreu Vieira.

No mês de setembro, várias atividades estão programadas. O 7 de setembro será um comemorado com manifestações da cultura local. Escolas e comunidades formarão blocos de temas específicos, realizando outra caminhada pela cidade. Serão representados a cultura afro-brasileira, o patrimônio histórico, as danças e cantos tradicionais, o artesanato, folias de reis e congadas, as belezas naturais como o rio Araçuaí. Enfim, o lema será “Minha pátria, meu lugar”.
Em dias alternados acontecerão Recitais de Poesia, Danças e Cantos tradicionais, Exposição de produção local, Brincando na rua e diversas atividades nas escolas. No mês de novembro, a proposta dos participantes do projeto é a realização de uma Conferência Municipal de Cultura.

2 comentários:

Téo Garrocho disse...

Parabéns Berilo, parabéns por manter vivo o sentimento de culto ao passado. Parabéns aos idealizadores. Fico emocionado lendo matéria como essa. Esse é o Brasil que sonhamos!!!

Unknown disse...

SOBRADO

Foste um dia forte,
Viste a fome e sofrimento,
Vítima da insensatez,
Alvo da estupidez
Do tempo e dos homens.

Aconchego dos últimos raios solares da cidade.
Espelho de uma civilização.
Arte barroca foi em vão.

Foste história,
Lenda, assombração.
Foste sombra, bailes, carnavais
E, por fim, apenas solidão.

LUIZ CARLOS PRATES
Virgem da Lapa

Postar um comentário