segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Filha do Jequitinhonha é cidadã honorária de BH

Filha do Jequitinhonha é cidadã honorária de BH

Foto: "Vó Hilda" aos 85 anos, recebendo a homenagem
Mineira de Itamarandiba é homenageada na Câmara Municipal de Belo Horizonte.
"Vó Hilda" como é conhecida nasceu em Itamarandiba em 08 de junho de 1925.
A criadora do tradicional evento “Comida de Preto da Vó Hilda”, Hilda Salustiano Conrado, mais conhecida como “Vó Hilda”, recebeu o título de Cidadã Honorária de Belo Horizonte no dia 8 do último mês, no Plenário Amynthas de Barros.

A homenagem foi de iniciativa do 1º vice-presidente da Casa, vereador Wellington Magalhães (PMN), que presidiu a solenidade.
No dia 13 de maio de 1987, para reunir sua família e celebrar sua cultura, em especial a Abolição da Escravatura, a matriarca criou o “Comida de Preto da Vó Hilda”.

O evento, que hoje em dia já se encontra integrado ao calendário cultural da região leste de Belo Horizonte, é realizado no primeiro sábado após 13 de maio e são servidos pratos típicos da cultura africana, como quiabo, broto-de-samambaia, couve, torresmo, entre outras, todas preparados no fogão a lenha e acompanhados por refrigerante, cerveja e cachaça, sempre ao som de samba de raiz.

A irmã do parlamentar, Arlete Magalhães, que esteve presente à homenagem, afirmou que Vó Hilda é uma grande defensora da preservação do patrimônio cultural afro-descendente e por isso, merecedora da homenagem.

Leia Mais no Portal da Câmara Municipal de Belo Horizonte.
"Vó Hilda", reafirma a tradição entre os itamarandibanos ausentes, ou seja, o compromisso de solidariedade e a virtude de "cuidar de si " e "cuidar do outro". Em data não muito distante, também uma outra filha de Itamarandiba - cidade que em 1997 recebeu o Título de Cidade Solidária do Brasil - foi agraciada com o título de cidadã honorária de Goiânia-GO, a itamarandibana "Irmã Margarida" foi homenageada por sua vida dedicada àquela cidade.
Fonte: Com informações da Sup. de Com. Institucional/C.M.B.Hzte e Blog Itamigos

Nenhum comentário:

Postar um comentário