sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Pesquisa revela o óbvio:a Minas pobre está no Jequitinhonha

Pesquisa revela duas Minas: a rica e a pobre
Região rica é Minas; a pobreza está nos Gerais
Uma pesquisa realizada pela Fundação João Pinheiro aponta a existência de duas Minas Gerais, uma rica e uma pobre. O norte de Minas e os Vales do Jequitinhonha e Mucuri ainda apresentam baixos índices sociais.
Minas Gerais convive com dois mundos dentro do seu território. Um abismo de desigualdades separa o norte de Minas e os Vales do Jequitinhonha e Mucuri do restante do esado.
Os dados apresentados pela pesquisa da Fundação João Pinheiro revelam que o Vale sempre ficou esquecido e abandonado pelas políticas públicas.
A pesquisa reforça a existência de dois mundos dentro do estado. É no norte de Minas e nos vales do Jequitinhonha e Mucuri que está a a necessidade de investimentos governamentais maciços na região. O Jequitinhonha possui a parcela com média mais baixa de anos de estudo e menor acesso a serviços como água encanada e esgoto.
Segundo pesquisadores, esta situação de desigualdade dentro do estado é histórico e pode ser explicado pela falta de investimentos em áreas estratégicas como mineração, turismo e o total abandono e ausência do estado na região.
Fonte: André Sá, da TV Araçuaí

Um comentário:

Téo Garrocho disse...

Há quinze anos atrás eu já falava( e me chamavam de radical) que enquanto o "nosso" sofrido povo dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri não tomarem uma decisão em prol de lideranças natas e fazer oposição de verdade contra todo o tipo de absurdo político que existiu e vai continuar existindo, penso que matéria jornalística como a do André Sá, vão continuar acontecendo. Uma pátria, um estado, uma cidade, só se transforma com oposição sistemática aos desmandos de quem governa. "Se não tens o que comer, se não tens trabalho, se não tens educação, é preciso transformar todo o estado, unir-se aos mais fracos e serás forte. um dia ninguém rirá da tua antiga fraqueza" (Bertoldt).Ainda assim, nós te amamos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

Postar um comentário