terça-feira, 10 de agosto de 2010

PT recupera força

PT recupera força
De Cristina Lôbo Quatro anos após o episódio do mensalão, que atingiu lideranças importantes do partido, como José Dirceu, o PT recupera apoio popular e é apontado pelo Ibope como o partido de maior preferência dos brasileiros.

Segundo a pesquisa, 26% dos eleitores preferem ou têm simpatia pelo PT. No segundo lugar estão o PMDB e o PSDB, ambos com 6% da preferência dos brasileiros.

Na pesquisa Ibope, divulgada sexta-feira passada, foi incluída uma pergunta sobre preferência partidária e 49% responderam que não têm preferência por qualquer partido e 4% não souberam responder.

Também pontuaram o PV com a preferência de 2% dos consultados. O DEM, o PTB, o PC do B, o PSB e o PDT foram mencionados por 1% dos eleitores, cada um.

O PT tem o melhor desempenho na região Centro-Oeste com a preferência de 30% dos eleitores, onde está Brasília e a sede do governo federal onde os petistas estão no comando; e o pior desempenho é no Sul, onde o partido tem a preferência de 18% dos eleitores, bem abaixo de sua média nacional.

O PT também é mais forte das capitais e cidades com população acima de cem mil habitantes. O PSDB é mais forte no Sudeste e nas cidades com mais de cem mil habitantes.

Do blog do Rudá Ricci, cientista político

Nenhum comentário:

Postar um comentário