quarta-feira, 22 de setembro de 2010

IBOPE: Anastasia 42%, Hélio 32%.

IBOPE: Anastasia 42%, Hélio 32%.
Na nova pesquisa do Ibope, divulgada nesta terça-feira, 21/09, Anastasia registrou 42% das intenções de voto, contra 34% de Costa.
No levantamento anterior, divulgado em 13 de setembro, o tucano tinha 41% contra 32% do peemedebista. A nova pesquisa mostrou que os indecisos são 16%. Brancos e nulos somam 5%. Somados, os outros candidatos têm 3%.
Nesse cenário, Anastasia venceria no primeiro turno. Pelos votos válidos, Aécio tem 45%, Itamar, 30%, e Pimentel, 20%.
Este cenário, se mantido, é um desastre para o PT mineiro. Suas duas maiores estrelas saem derrotados desta eleição. É o fenômeno Aécio em alta. Que os tucanos paulistas tenham aprendido a lição.
Pesquisas do Ibope e Vox Populi sempre são mais favoráveis a Anastasia. Os dois institutos de pesquisa trabalham para a campanha do governador. Já o Datafolha e Datatempo (do Vitorio Medioli, aliado do Governador) são mais "neutros" e apontam uma diferença menor, embora a favor de Anastasia.
Reação
Nesta terça-feira, Fernando Pimentel aparece, pela primeira vez de forma incisiva, pedindo votos para Hélio Costa e Patrus, no programa eleitoral. Isto se deve à queda de intenção de votos em Hélio, na Grande BH, e a grande aceitação de Pimentel como candidato a Senador, por ter sido prefeito de Belo Horizonte, por duas vezes.
A votação em Pimentel e nos deputados do PT, na região metropolitana, é bastante significativa. Porém, a militânica petista não se sente animada com a candidatura do PMDB.
Pimentel, que disputa o Senado, quer ajudar e ser ajudado. Até o momento, Pimentel tem feito campanha solo. Quer apoio do PMDB e dos petistas ligados a Patrus para abocanhar a segunda vaga para o Senado. A outra é do manda-chuva de Minas, Aécio Neves.
Pelo andar da carruagem, pode dar segundo turno, se houver uma reação de Costa na grande BH.
Caso contrário, é só bater palmas pro Aécio e lamentar a chance de ter Pimentel ou Patrus Ananias no governo mineiro, com o PT juntando os cacos de mais de dois anos de brigas internas e confusão generalizada.
Com informações do Blog do Rudá Ricci, De esquerda em esquerda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário