terça-feira, 7 de setembro de 2010

Jovens do Vale discutem necessidades e formação identitária

Voz da Juventude
Jovens do Vale discutem necessidades e formação identitária
Postado por Bruna Acácio

A temática do 28º Festivale - "Juventude, Cidadania e Identidade Cultural" é um convite à reflexão: a cidadania do jovem do Jequitinhonha é respeitada? Como a juventude influencia na constituição da identidade cultural do Vale? Tais questionamentos nortearam o Encontro das Juventudes, realizado durante o festival. A atividade foi mediada por grupos como o Observatório da Juventude da UFMG e Associação Imagem Comunitária, ONG de Belo Horizonte.

No encontro, jovens de diversas cidades da região debateram temas como cultura, identidade, violência, educação e trabalho. Durante as discussões, foram identificadas demandas da juventude no Vale, como a necessidade de maiores oportunidades de formação profissional e o reconhecimento da influência juvenil para a (re)construção da cultura do Jequitinhonha. Os participantes traçaram propostas de ações para a resolução dos problemas identificados, como exemplo, a criação e consolidação de movimentos juvenis que instituam um espaço para a permanente troca de ideias. Além disso, o encontro promoveu também a defesa de direitos, como o respeito à diversidade sexual, de gênero e de etnia.

Encontro de Juventudes: espaço para troca de idéias
A questão do protagonismo juvenil perpassou todo o debate. Para garantir o exercício da cidadania, os jovens reivindicaram um maior espaço de atuação - o que inclui muito mais que o direito ao voto. Eles querem desempenhar um papel político, participando da elaboração de políticas públicas que contemplem e atendam às necessidades desta parcela da população.

Como resultado das discussões e em busca de reconhecimento das causas juvenis, os participantes do Encontro organizaram um cortejo que percorreu as ruas de Padre Paraíso. O evento reuniu mais de uma centena de jovens que, acompanhados por instrumentos de percussão, ecoaram as palavras de ordem: "Juventude unida, jamais será vencida! O que a gente quer? Liberdade de expressão".


Jovens atravessam Padre Paraíso e convidam a população a participar

As reflexões do Encontro conduziram também à elaboração de um documento-síntese, a Carta das Juventudes do Vale do Jequitinhonha. Leia um trecho:

"Vindos de diferentes cidades do Vale do Jequitinhonha, reconhecemos a existência e a força de uma cultura popular, capaz de gerar uma identidade cultural, o que não elimina a diversidade de expressões culturais existentes nas diferentes cidades do Vale. Ao mesmo tempo, reivindicamos o reconhecimento de nossas expressões culturais próprias que geram uma identidade juvenil, que ao invés de se opor, dialoga e reinventa a própria cultura popular do Vale.

Desta forma, acreditamos que o reconhecimento e a valorização destas identidades e culturas juvenis exigem o exercício constante da liberdade de expressão, nos diferentes espaços instituídos como as escolas, os programas sócio-educativo, as igrejas, as diversas instâncias políticas, dentre outros. Exige também a conscientização, o respeito e a valorização da diversidade sexual, de gênero e etnia. Este reconhecimento e valorização é condição para uma participação juvenil e cidadã".

Fonte: UFMG/Polo Jequitinhonha

Nenhum comentário:

Postar um comentário