terça-feira, 21 de setembro de 2010

Mutirão de limpeza na praia de Almenara

Mutirão de limpeza na praia de Almenara
Voluntários retiram lixo no Dia Mundial de Limpeza de Praia comemorado com
alegria

Neste domingo(19), o Clube de Desbravadores - Sheikinah e o Movimento Ação Verde promoveram um verdadeiro mutirão de limpeza na “Praia da Saudade” de Almenara- MG. O evento comemora o Dia Mundial de Limpeza de Praia, iniciado nos Estados Unidos em 1987 e atualmente comemorado em todo o planeta.

A corneta da “Fanfarra” Clube dos Desbravadores deu inicio a programação ecológica. Regida pelo jovem professor Ícaro Torres, a banda puxou uma caminhada do centro da cidade até a praia. Em seguida, os membros do Movimento Ação Verde distribuíram sacos para a retirada do lixo na praia de Almenara. Os voluntários se espalharam em grupos e começaram uma operação pente fino, conforme pediu Hudson Torres aos seus companheiros de Clube.

A mobilização teve a participação de crianças, jovens e adultos. Alguns pais levaram seus filhos para participar e assim cultivaram neles a importância de preservar nossos recursos naturais.
No final da limpeza, os voluntários recolheram cerca de 250 kg de diversos materiais, entre eles: pneus velhos, fraldas infantis, diversas garrafas PET deixadas pelos banhistas, frascos de vermicida animal, plásticos, latas, papéis e vidros. A quantidade de lixo recolhida só não foi maior porque a Secretaria Municipal de Obras disponibilizou na última sexta feira uma equipe para limpar a praia, após receber um ofício dos organizadores do evento solicitando uma ajuda no evento.

O Diário do Jequi entrevistou um turista que visitava pela primeira a praia da cidade. Ricardo, morador de Timóteo, no Vale do Aço, disse: “Nunca tinha visto uma praia fluvial com um banco de areia tão extenso e ainda mais com areia tão fina como esta. Certamente este é um lugar de lazer que deve ser preservado com urgência.” É uma pena que em Almenara ainda não exista sistema de coleta seletiva de lixo. Todo esse material infelizmente será levado para o aterro sanitário municipal. Outro problema grave enfrentado pela praia é a retirada ilegal e criminosa da areia da praia, que além de infringir o artigo 82 da Lei Orgânica Municipal fere ainda mais descaradamente a nossa Constituição Federal.

Alguns caminhoneiros continuam retirando a areia no final da praia. Atualmente a cratera gerada por essa retirada está maior que um campo de futebol e com uma profundidade de mais de dois metros de altura. As autoridades devem começar a tomar providências pois, a população não irá admitir que esse crime ambiental continue.

Enfim, logo após a limpeza da praia, os voluntários participaram de um lanche coletivo e de uma manhã esportiva nas areias finas da Praia da Saudade.

Texto e fotos de Léo Rocha, do Diãrio do Jequi, d Almenara

Nenhum comentário:

Postar um comentário