domingo, 5 de setembro de 2010

Quero debater projetos, por Patrus Ananias

Quero debater projetos
Patrus Ananias
Algumas pessoas me procuraram nesta quarta-feira querendo que eu
comentasse as insinuações do ex-governador Aécio Neves em entrevista a
rádios da capital. Confesso que não me sinto a vontade para entrar numa
seara polemista. Com Alceu Amoroso Lima aprendi que a polêmica é uma forma
menor de diálogo. Também aprendi com ele não responder ataques pessoais.

Discuto ideias e projetos. Considero que o período eleitoral é também um
momento pedagógico, no sentido de expandir a confiança política das
pessoas e alargar o espaço para exercício dos direitos e deveres da
cidadania. Além das idéias que sempre defendi e defendo, tenho também
minhas ações e a esplêndida e reconhecida experiência de gestão voltada
para o social.

Essa experiência vivemos na Prefeitura de Belo Horizonte, onde tivemos um
trabalho tão bem reconhecido que a Prefeitura seguiu governada pelo meu
vice prefeito, Célio de Castro e, depois dele, pelo nosso ex-Secretário da
Fazenda, Fernando Pimentel.

Desenvolvemos políticas que marcaram história na capital. Implantamos o Orçamento Participativo, programas pioneiros de combate à fome, obras, investimentos na educação, saúde. Na cultura, projetamos a cidade no cenário nacional e internacional.

Depois, tivemos o trabalho de seis anos à frente do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, consolidando a maior política social do mundo, inclusive investindo em Minas quase R$ 4 bilhões /ano.

É isto que quero discutir nas eleições: projetos e prioridades. Junto com o governo do presidente Lula, do qual Hélio Costa e eu tivemos a honra de participar, fizemos uma revolução democrática, silenciosa e pacífica no Brasil, enfrentando com determinação os desafios da fome, da pobreza e da exclusão social. Implantamos o maior conjunto de políticas de inclusão social da história do Brasil.

Em seis anos consolidamos a estrutura de um Ministério inteiro que, com pouco mais de 1400 funcionários, está presente hoje em todos os 5.564 municípios brasileiros.

Estamos discutindo essas prioridades. A mim interessa debater democraticamente e de forma ética quem fez efetivamente, na política brasileira, dentro da melhor tradição cristã, a opção preferencial pelos pobres. Quem governou com eles e para eles.

Fizemos isso na Prefeitura de BH, fizemos isso no governo do presidente Lula e realizaremos no governo de Minas. E vamos fazer isso em sintonia com o projeto de mudanças que, capitaneadas
pelo presidente Lula, estão em curso no país. Fazemos parte de seu time.

O presidente já esteve em Minas apoiando nossa candidatura, já fez declarações de apoio, reforçando nosso compromisso com esse projeto nacional. Em nome desse compromisso e sintonia que ele está agendado para estar em Minas no dia 8 de setembro, junto com nossa candidata a presidente, Dilma Rousseff.

Aqui em Minas as idéias disputam, os projetos disputam, as pessoas conversam. Assim vamos prosseguir na campanha, defendendo nosso programa.

Patrus Ananias é advogado, professor licenciado da PUC-MG, ex-Ministro de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, ex-prefeito de Belo Horizonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário