domingo, 24 de outubro de 2010

60 lideranças femininas se reúnem em Itaobim

Território da Cidadania realiza Encontro de mulheres rurais
Mais de 60 lideranças femininas se reúnem em Itaobim
Cerca de 60 de lideranças dos movimentos, entidades e grupos de mulheres do Médio e Baixo Jequitinhonha se reuniram nesta quinta e sexta-feira, 21 e 22 de outubro, no Salão Paroquial de Itaobim, no Médio Jequitinhonha, nordeste de Minas. Estavam presentes representantes dos municípios de Almenara, Araçuaí, Berilo, Comercinho, Itaobim, Itinga, Jenipapo de Minas, Jequitinhonha, Medina, Monte Formoso, Padre Paraíso, Ponto dos Volantes, Santo Antônio do Jacinto e Virgem da Lapa
O evento faz parte da Formação e Articulação com Mulheres Rurais nos Territórios da Cidadania, com o objetivo de conhecer, discutir, ampliar e criar mecanismos de acesso às políticas públicas do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA.
Esta etapa de formação é a última de uma série de oficinas realizadas pela SOF – Organização Feminista, ONG contratada para realizar este trabalho. Segundo a SOF, já foram realizadas diversas oficinas nos sindicatos de trabalhadores rurais, Associações e assentamentos de reforma agrária, desde fevereiro de 2009. Os Encontros regionais aconteceram em Almenara, Araçuaí, Coronel Murta, Itaobim, Felisburgo, Jequitinhonha e Virgem da Lapa. Nesta última oficina, as participantes debateram seus avanços e crescimentos pessoais e coletivos.

Os depoimentos registraram o significado dos momentos de formação como de aprendizagem, conhecimento, troca de experiências, amizade, amadurecimento, envolvimento, partilha, lutas, inserção social, independência, mulher como sujeito de direitos e valorização da mulher.
Também foram destacados os pontos de entraves de acesso às políticas públicas pelas mulheres como o PRONAF Mulher, Auxílio maternidade, aposentadoria, formação educacional e outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário