quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Berilo realiza Seminário regional de Quilombolas

Berilo realiza I Seminário Regional de Quilombolas do Médio Jequitinhonha
Lideranças quilombolas querem garantia de política de direitos

Da direita para a esquerda: Sanete Esteves, do Mocó dos Pretos, de Berilo; Pablo Mattos, do CEDEFES; Sandra Maria, da Federação dos Quilombolas; Antônio Augusto, do Incra, e Lázaro Pereira Neves, prefeito de Berilo.

O I Seminário Regional de Quilombolas do Médio Jequitinhonha reuniu mais de 150 representantes de comunidades quilombolas dos municípios de Araçuaí, Berilo, Chapada do Norte, Francisco Badaró, José Gonçalves de Miknas, Minas Novas e Virgem da Lapa.

Estes municípios concentram quase 80% das 105 comunidades quilombolas de todo o Vale do Jequitinhonha, segundo estudos do CEDEFES – Centro de Documentação Elói Ferreira da Silva.
O Seminário, realizado no sábado, dia 23 de outubro, foi organizado pelo CEDEFES e Federação das Comunidades Quilombolas de Minas Gerais, com o apoio da Prefeitura de Berilo.

O prefeito de Berilo, Lázaro Pereira Neves, deu boas vindas aos participantes e disse se sentir orgulhoso e satisfeito em Berilo estar sediando evento de tamanha importância para o povo quilombola e toda a raça negra. O objetivo do evento, segundo Sandra Maria da Silva Andrade, presidente da Federação, é de apresentar o projeto PP Ecos – Quilombolas do Cerrado, a sustentabilidade dos cerrados, levantamentos de dados e demandas das comunidades. Em uma segunda fase, serão implantados projetos produtivos.
O representante do INCRA, Antônio Augusto Miranda de São José, refletiu sobre a regularização agrária dos territórios quilombolas.
Pablo de Mattos apresentou o projeto PP Ecos, dissertando sobre os objetivos, metodologia e execução da proposta. Professoras Rosário, Mariana e Lúcia, de escolas quilombolas, de Berilo
José Antônio Firme , militante do movimento negro, de Formiga, registrou que o Estatuto da Igualdade Racial, embora limitado na garanti dos direitos dos quilombolas, representava uma avanço na política dos direitos, estando em vigor desde o dia 20 de outubro.
Salientou que partidos políticos como o DEM e PSDB exigiram cortes no projeto original para que dessem apoio à sua aprovação.
Reivindicações
Os representantes das comunidade quilombolas como João Gualberto, de Faceira, em Chapada do Norte, e Marcelo Martins, da Vila Santo Isidoro, em Berilo, reivindicaram maior apoio aos projetos e sonhos dos afrodescendentes, com facilidade de acesso aos benefícios de políticas públicas.
José Antônio Firme, do movimento negro de Formiga, e Lázaro Pereira Neves, Prefeito de Berilo
Outras lideranças destacavam maior orientação para o processo de certificação das comunidades quilombolas pela Fundação Cultural Palmares, pois este é um dos principais requisitos para as comunidades terem benefícios.
Havia um temor de retrocesso político na fala da maioria dos participantes caso José Serra seja eleito presidente da República. Por outro lado, a eleição de Dilma Presidente é visto como uma esperança de avanço, garantia de direitos e melhoria da qualidade de vida para o povo quilombola.
Professoras Geni e Natalina, com o psicólogo Álbano Silveira Machado

Mancha negra
Os líderes presentes ao Seminário mostraram-se engajados no movimento de valorização da cultura negra. É desse miolo do Vale do Jequitinhonha que brotaram no século XVIII e XIX os movimentos de quilombos. A existência de vários grupos de congadas mostra a manifestação cultural mais forte, principalmente durante as Festas do Rosário dos Homens Pretos.
Os irmãos Marcelo e Terezinha Martins, da comunidade de Vila Santo Isidoro, de Berilo
Berilo tem 27 comunidades quilombolas. É o município que concentra a maior quantidade de comunidades quilombolas em Minas Gerais. Chapada do Norte registra 15; Minas Novas, 14; Virgem da Lapa, 11; e Araçuaí, 10 comunidades.
Estes dados foram extraídos do livro “Comunidades quilombolas de Minas Gerais, no Século XXI – Histórico e resistências, publicação do CEDFES, de 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário