domingo, 24 de outubro de 2010

Construção de ferrovia de Grão Mogol a Ilhéus em 2012

Construção de ferrovia no Vale em 2012
Estrada de ferro irá de Grão Mogol a Ilhéus
Descoberta de minério na região força necessidade do modal
Uma grande ferrovia começa a ser construída no Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha, a partir de 2012, com custo inicial estimado de R$ 1 bilhão.

"Os recursos seriam dos cofres do Estado e de organismos internacionais", informou o subsecretário do setor minero metalúrgico e política energética de Minas Gerais, Paulo Sérgio Ribeiro. A previsão é que a ferrovia ligue Grão Mogol, no norte de Minas/Vale do Jequitinhonha, passando por Josenópolis, Salinas, Taiobeiras, Rio Pardo de Minas, Riacho dos Machados,entrando pelo estado da Bahia até a Estrada de Ferro 354 (Transcontinental), em Ilhéus, na Bahia.

Ribeiro confirmou o projeto após o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Sérgio Barroso, informar sobre a construção da ferrovia, em Grão Mogol, a 551 km de Belo Horizonte, durante o seminário "Oportunidades de investimentos em cidades mineradoras de Minas Gerais", promovido pela Usiminas e pela revista "Fato Relevante", ontem, em Belo Horizonte. Ele afirmou que a ferrovia vai atender a Votorantim e Miba, que estão investindo em jazidas de minério de ferro em Grão Mogol e Rio Pardo de Minas, na região.

O governo do Estado vai contratar uma empresa internacional para fazer o estudo de viabilidade econômica do projeto, que vai demorar dois anos para ficar pronto. "O estudo inclui alternativas de interconexão da ferrovia, melhor traçado, implantação e transporte ferroviário", explicou Ribeiro.

O subsecretário informou que além do minério de ferro, a ferrovia vai escoar também a produção agrícola da região, a silvicultura e rochas ornamentais. "E tem a descoberta do gás na bacia do São Francisco, que se estende até o Noroeste de Minas Gerais, com um potencial energético disponível", acrescentou.

O estudo vai mostrar ainda qual a melhor saída logística para o transporte ferroviário da produção local, incluindo as regiões Norte, Vale do Jequitinhonha, Mucuri e parte do Rio Doce.
A ferrovia, de acordo com o subsecretário Paulo Ribeiro, não terá menos do que 500 km. "Serão grandes traçados, com raio de curvatura para ter velocidade média de 80 km por hora no trajeto", calculou. Por enquanto, o governo planeja fazer o estudo e depois convidar as empresas que estão se instalando na região a participarem do projeto.
Grão Mogol, a mais beneficiada
O prefeito de Grão Mogol, Jeferson Augusto de Figueiredo, também confirmou a construção da estrada de ferro no município. A cidade, com apenas 15 mil habitantes, assiste à finalização da sondagem de minério de ferro das empresas para verificação do volume do minério e a qualidade. O espaço guarda reservas estimadas em 20 bilhões de toneladas de minério de ferro.

"Em uma reunião que tivemos com empresários do grupo Votorantim no Palácio da Liberdade, o governo disse que a opção melhor era a construção da estrada de ferro", lembrou. Também foi aventada a construção de um mineroduto para escoar a produção local.

Além da extração de minério de ferro, o prefeito de Grão Mogol informou que a região detém o maior maciço florestal do Estado, com mais de 300 mil hectares de eucaliptos. "Temos ainda o quartzo, que é levado para ser beneficiado em Bocaiúva e Capitão Enéas", acrescentou.

Siderúrgicas. Com a estrada de ferro, o prefeito de Grão Mogol acredita na implantação de siderúrgicas na região, para agregar valor ao minério de ferro extraído na região. "E não somente levar o valor bruto para ser industrializado em outro lugar", disse.
Fonte: O Tempo on line, com a dica do Itamigos

Um comentário:

Anônimo disse...

Bom, mesmo Lendo a que se destina esse blog, deixo aqui o meu recado, Meu nome é Carina, e junto com Meu tio Idalino de Oliveira procuro por parentes de Joaquim Maria de Oliveira, Juca Maria de Oliveira, Herminia Pereira de Oliveira e Eriene Pereira.
Peço que se tiverem informações, entre em contato pelo email: carensantos@hotmail.com.
Sabemos que estes parentes podem estar tanto em
Grão Mogol, Capelinha, Josénopilis ou Montes Claros.
Desde já agradeço a atenção, e se por ventura souberem de outros blogs e sites desses lugares peço indicação. Mais uma vez obrigada, Carina e Idalino.

Postar um comentário