sexta-feira, 29 de outubro de 2010

CRAS de Lelivéldia realiza oficinas de formação cidadã

CRAS de Lelivéldia realiza oficinas de formação cidadã O CRAS de Lelivéldia, no município de Berilo, no Médio Jequitinhonha, nordeste de Minas, vem realizando diversas oficinas de formação profissional para dar oportunidades às pessoas das famílias em vulnerabilidade social.
Nesta semana, de 25 a 28 de outubro, realizou-se a oficina de produção artesanal de alimentos, atendendo 13 famílias beneficiárias do Programa Bolsa-Família.
Os participantes aprenderam técnicas de balanceamento dos ingredientes, preparação dos alimentos, confecção, embalagem e cálculo do custo do produto final, além da higienização do ambiente de armazenamento dos alimentos.
No final do curso, foram produzidos panetone, pão de cebola, pão de abóbora, pão de amendoim, pão de batata, bolo de maracujá, bolo de mandioca, bolo de limão, broa de fubá, torta de frango, rosca recheada, quindim, sucrilhos, entre outras delícias.
Os participantes poderão confeccionar alimentos para enriquecer a alimentação familiar e também comercializar o que for produzido, como complemento de renda familiar.
A oficina foi realizada com a parceria do SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural que disponibilizou a instrutora Cibele dos Santos Firmino Andrade, de Santa Luzia, da Grande BH.
Canto e teatro
No CRAS, há oficinas temporárias e permanentes.
A oficina de Teatro e Canto, por exemplo, se realiza às terça-feiras, desde 29 de setembro.
Dela participam 50 adolescentes e jovens que desenvolvem atividades artísticas,
durante 3 horas semanais, em turmas de manhã e à tarde.
Segundo a Assistente Social, Dirlane Almeida da Silva Silveira, a oficina tem o objetivo de inclusão social, de despertar interesse pela arte, valorização da cultura, oferecendo condições e espaços da manifestação criativa dos adolescentes e jovens.
Esta oficina é coordenada pelo renomado professor de artes dramáticas, Luciano Silveira, do Labirinto Cultural e Coral Araras Grandes, de Araçuaí.

O que é o CRAS
É uma unidade pública de gestão de políticas sociais mantida pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS, em convênio com a Prefeitura de Berilo.
A sigla CRAS significa Centro de Referência de Assistência Social, sendo carinhosamente conhecido como Casa das Famílias.

Tem objetivos de fortalecimento do convîvio sócio-familiar, sendo responsável pela oferta e desenvolvimento do PAIF - Programa de Atenção Integral às Famílias.

Ele tem as atribuições de coordenar atividades do Programa Bolsa Família, Alfabetização de Jovens e Adultos, Micro Crédito, políticas de habitação social, segurança alimentar, inclusão social e produtiva, combate à pobreza, tendo como público preferencial as famílias em situação de vulnerabilidade social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário