sábado, 16 de outubro de 2010

Datafolha: Dilma com 54% e Serra com 46%

Datafolha aponta cenário estável no 2° turno
Dilma com 54% e Serra com 46%
A segunda pesquisa Datafolha no segundo turno da eleição presidencial apresenta um cenário de estabilidade. Pesquisa foi divulgada nesta noite de sexta-feira, 15.10, pela TV Globo.

Dilma Rousseff (PT) tem 54% dos votos válidos (excluem brancos, nulos e indecisos), contra 46% de seu oponente, José Serra (PSDB).

Os dados são exatamente os mesmos registrados em levantamento realizado na semana passada. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. A taxa de indecisos, porém, oscilou para cima e agora está em 8% (era 7% na pesquisa anterior). Os que pretendem anular o voto ou votar em branco, 4%, eram em número idêntico na semana anterior.

Minha opinião:
1) Acho que este cenário tem sentido, já que Serra começou bem com a onda da não vitória de Dilma no primeiro turno, mas Dilma conseguiu reagir no primeiro debate da Band. A partir daí, os dois conseguiram algumas pequenas conquistas, já esperadas;

2) Também considerei na entrevista que dei para a TV Assembléia de MG que foi ao ar esta semana um eleitorado mais movediço neste segundo turno. O aumento de indecisos tem relação com esta minha hipótese. Avalio que grande parte dos eleitores não deseja efetivamente Dilma e Serra. Desejam Lula e, possivelmente, Marina.
Alguém mais cético questionará o motivo para Marina não ter ido ao segundo turno. O nome para isto é recall.
Serra tinha mais registro na memória de grande parte do eleitorado, em especial, do centro-sul. Na medida em que ela começou a catalisar o voto indeciso e também fundamentalista, cresceu além do imaginado. O fato é que Marina empolgou na reta final, algo que os outros dois não conseguiram. Daí o terreno movediço;

3) Vamos aguardar a segunda volta dos outros institutos de pesquisa. Se também indicarem estabilidade em relação aos dados que obtiveram na primeira pesquisa do segundo turno (independente da vantagem pró-Dilma) teremos um cenário consolidado;

4) Se consolidada a estabilidade neste momento, podemos aguardar um clima para lá de quente na reta final. O tiroteio na internet já é insuportável, mentiroso, caluniador. Uma ofensa à inteligência de quem sabe que a vida não se resume numa eleição;

5) Finalmente: este dado deixará os dilmistas/lulistas ainda preocupados, mas um pouco menos. Já os serristas/tucanos também ficarão preocupados, mas tentarão subir ladeira, respirando o ar da diminuição de diferença do primeiro para o segundo turno. Enfim: ambos demonstrarão garra para consumo externo. Mas estarão pisando em ovos internamente.

Texto do cientista político Rudá Ricci, no Blog de Esquerda em esquerda

Um comentário:

Absinto Muito disse...

Passamos e gostamos do blog.Fizemos um clipe da nossa música Desconheço com imagens de Milho Verde e São Gonçalo do Rio das Pedras. Gostaríamos que, se pudesse, também conhecesse o nosso. Um abraço!
http://absintomuitorock.blogspot.com/

Postar um comentário