sábado, 30 de outubro de 2010

Frei Betto critica Papa nas questões políticas

Frei Betto critica Papa nas questões políticas e eleitorais

Um dia após o Papa Bento XVI aconselhar os bispos brasileiros a orientarem os fiéis politicamente, Frei Betto criticou, pelo seu perfil no Twitter, o pontífice.

Para o religioso, Bento XVI virou cabo eleitoral de forças conservadoras.
“Pena que o Papa Bento XVI tenha virado cabo eleitoral de forças conservadoras! Por que não elogia políticas sociais que salvam vidas?”, postou o Frei Betto pelo microblog.

“Quando é que o Papa condenará as guerras ao Iraque, ao Afeganistão e o bloqueio dos Estados Unidos a Cuba?”, completou ele.

Na quinta-feira, Bento XVI afirmou que os religiosos devem emitir, quando necessário, juízo moral em assuntos políticos "quando projetos políticos contemplam, aberta ou veladamente, a descriminalização do aborto ou da eutanásia".

Adepto da Teologia da Libertação, corrente criticada pela ala conservadora da Igreja Católica por aceitar postulados do marxismo, o escritor e religioso dominicano é militante de movimentos pastorais e sociais.

Frei Betto foi assessor do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e coordenador de Mobilização Social do programa Fome Zero, nos anos 2003 e 2004.

Em outubro de 2004, Frei Betto deixou o governo por discordar da forma como foi implantado o Bolsa Família. Na sua carta de demissão, ele pergunta ao presidente:
"E quando terminar a transferência de renda? Como o Bolsa Família poderá assegurar a inserção social (e não meras políticas compensatórias, como quer o Banco Mundial) sem as reformas estruturais?"

O religioso defendia uma sinergia do programa com reforma agrária, de saúde, educação, saneamento e programas de microcrédito.

Comentários:
O Papa também silencia sobre os casos de pedofilia, fora ou dentro da Igreja Católica, praticado por bispos e padres.

O moralismo só cabe para os outros. O que fazer com 3,5 milhóes de mulheres que praticam o aborto?
Deixa morrer ou manda prender?
Quando é que o Papa apoiará medidas de combate à fome como o Programa Bolsa Família e outros programas sociais?
Os católicos crítricos e independentes sabem separar o joio do trigo. A grande maioria prefere Dilma, segundo o Datafolha desta sexta-feira, com 54% , e 39% querem Serra.
Quanto ao aperfeiçoamento do Programa Bolsa Família, o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS baixou normas, dia 20.10, orientando novas ações e diretrizes indo de encontro às propostas de Frei Betto.

Este é um programa que vem sendo elogiado e adotado no mundo todo como a melhor alternativa aplicada por um governo no combate à fome. É aprovado e indicado pela ONU.
Com informações de otempo online
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário