segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Imagens restauradas são entregues ao povo de Berilo

Iepha entrega imagens restauradas ao povo de Berilo
Imagens restauradas de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito
As comemorações, neste final de semana, na Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Berilo, município do Médio Jequitinhonha, no nordeste de Minas, tiveram um atrativo a mais. Álbano Silveira Machado e Míria Amaral Ramalho, representantes do Conselho do Patrimônio Cultural de Berilo, estiveram na sede do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG), na tarde de sextafeira, 15.10, para receber de volta a imagem da Senhora do Rosáro totalmente restaurada, juntamente com uma imagem de São Benedito, que também retorna à cidade.
As duas peças, em madeira policromada, datam da segunda metade do século XVIII. Passaram por dez meses de trabalho especializado no Ateliê de Elementos Artísticos da instituição - vinculada ao Sistema Estadual de Cultura.

Além das imagens de Berilo, outras nove peças sacras também foram recuperadas neste período dentro do Programa de Restauração de Acervos 2010, iniciativa do Iepha que visa resguardar bens de forte significado para as comunidades às quais pertencem.
Exposição pública
Pertencentes ao acervo da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, as imagens de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito não devem voltar direto para casa, que, atualmente, se encontra à espera de restauração pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Por enquanto, as peças ficarão guardadas em segurança em um espaço reservado na Igreja de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.
As imagens ficarão em exposição pública na própria Igreja, encerrando as comemorações pela Festa de Nossa Senhora do Rosário, iniciada no último dia 1º e que seguiu até este domingo, 17.10.

Com informações da Agência Minas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário