sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Programas sociais impedem avanço de Serra em Minas

Programas sociais impedem avanço de Serra em Minas
Prefeitos consideram "missão impossível" ajudar Serra Os programas sociais do governo Lula são os principais fatores que impedem o avanço de Serra em Minas.

Os prefeitos da região do norte de Minas e Vale do Jequitinhonha receberam orientação e convocação do senador eleito Aécio Neves (PSDB) e do governador de Minas, Antonio Anastasia (PSDB), para apoiarem Serra no segundo turno.

A tarefa de transferir votos dados a Dilma Rousseff (PT) no primeiro turno ao presidenciável tucano José Serra está sendo tratada pelos prefeitos do interior do Estado como uma “missão quase impossível”.

Serra fez campanha nessa quinta-feira em Montes Claros, no norte do Estado, ao lado de Aécio e Anastasia, na tentativa de superar a adversária Dilma Rousseff , que no primeiro turno bateu o tucano com mais dois terços dos votos norte-mineiros.
Dilmasia
Segundo reportagem do jornal Estado de Minas, o norte de Minas é o berço do voto “Dilmasia”, movimento que ganhou força ao longo da campanha do primeiro turno em favor da reeleição do tucano Anastasia e da candidata petista para presidente. A dificuldade que se impõe ao trio tucano para desmontar a preferência por Dilma no segundo turno é grande porque o confronto real na região não é entre Dilma e Serra.

“O Aécio está trabalhando muito e o governador Anastasia também tem se esforçado, mas não há prestígio popular e força política que façam frente ao dinheiro dos programas sociais diretamente no bolso do eleitor”, diz o deputado Arlen Santiago (PTB-MG), convencido de que o maior cabo eleitoral de Dilma junto à população mais carente é o Bolsa-Família. Aliado de Aécio e eleitor de Serra, Arlen fala com a autoridade de quem ostenta o título de parlamentar estadual mais votado no norte de Minas.

“O maior adversário do Serra no norte de Minas e Vale do Jequitinhonha é o Bolsa-Família”, reforça José Nilson (PDT), prefeito de Padre Carvalho.


O prefeito de Montes Claros, Luiz Tadeu Leite, do PMDB, não contesta a tese de que a briga eleitoral na região é um cabo de guerra entre a força política de Aécio e sua capacidade de transferir votos e o Bolsa-Família, que seduz os admiradores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Leite admite que Aécio e Anastasia estão fazendo um trabalho forte e viraram votos, sem, contudo, ameaçar a supremacia de Dilma na região".

Visão vesga
Os adversários do governo Lula e a mídia conservadora se esquecem de citar outros programas sociais como o Luz Para Todos, agricultura familiar, PROUNI, Territórios da Cidadania, Quilombolas, Pontos de Cultura, Escolas Técnicas, SAMU e outros.

Muitos destes programas foram apropriados, indevidamente, pelo governo Aécio Neves.

Citam apenas o Bolsa-família para depois criticarem sobre clientelismo e eleitoralismo, resumindo as ações do programa social ao repasse de recursos financeiros às famílias beneficiadas. Desconhecem as outras ações educativas, inclusivas, produtivas, de saúde e de garantia de direitos da cidadania.

Cadê a força do Aécio?
Eleitores de Aécio, conscientes, mandam um recado. Ninguém vive mais de cabresto, nem mesmo os prefeitos. Aécio fez corpo mole no primeiro turno, e até indicava que estava magoado com Serra, criando um sentimento anti-Serra, anti-São Paulo.

Agora, quer posar de apoiador? Quem votou em Dilma vai repetir a dose. Muitos que votaram em Marina e Serra também votarão em Dilma. A diferença será muito maior que no primeiro turno.

Mesmo que Aécio não queira.

Um comentário:

Maria do Rosario Sampaio disse...

Serra não esgota seu arsenal de preconceito: em Uberlândia pediu às "meninas bonitas" que lhes ajudassem conseguindo votos de 15 de seus pretendentes .A visão de Serra sobre mulher é esta: serviçal de mesa,cama, cozinha e de voto.Zé das Metades tem divertido o mundo com suas armações de péssimo gosto.Serra quer,deseja,aspira perder as eleiçoes.

Postar um comentário