quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Serra critica Vox Populi por não lhe ser favorável

Serra critica Vox Populi por não lhe ser favorável
José Serra não gostou da última pesquisa do Vox Poppuli que dá 12% de frente para sua adversária. Dilma com 51% e Serra 39%. Em entrevista coletiva, disse:

“A pesquisa de Vox Populi nós não levamos em consideração porque se trata de um instituto de confirmada falta de credibilidade que maquiou os resultados do primeiro turno inteiro. A realidade das urnas mostrou como eles estavam maquiando“.

O presidente do Conselho do Vox Populi, Marcos Coimbra, vê com serenidade a agressão verbal e retrucou:
“Acusações assim acontecem quando uma pesquisa não é favorável a um candidato”, afirmou.
Coimbra ressaltou que o instituto presta serviços para o PT, assim como para o próprio PSDB. Ele lembrou ainda que, no primeiro turno, o PSDB fez acusações semelhantes com relação ao instituto Sensus e, ainda assim, utilizou a pesquisa no horário eleitoral quando esta apontava subida de Serra.

Coimbra ressaltou que pesquisas não trabalham com certezas. “Pesquisas trabalham com probabilidades. Não é matemática, é estatística. (...) Institutos de pesquisas duráveis, que resistem ao tempo, não vendem certezas. Só vende certeza quem não conhece pesquisa. Vendemos pesquisas bem feitas”, disse.

A pesquisa eleitoral é, sem dúvida, um dos principais insumos das campanhas políticas. Seus números orientam o tom dos candidatos, mobilizam ou paralisam a militância, estimulam ou retraem os financiadores. Sempre que são divulgados, os números produzem dois tipos de reações principais. Quem está na frente diz que pesquisa não ganha eleição. E quem está atrás, critica a metodologia e, em alguns casos, até mesmo a lisura dos institutos.

Não se encontra uma única acusação verbal desferida pelo PSDB contra o Vox Populi, nem qualquer questionamento à correção do seu trabalho, nas corridas estaduais em São Paulo e Minas Gerais, onde o instituto previu a vitória dos candidatos tucanos em primeiro turno.

Outras pesquisas
O TSE - Tribunal Superior Eleitoral protocolou registro de pesquisas dos principais Institutos de opinião do país. Veja abaixo as datas das consultas em andamento ou a serem realizadas.

IBOPE - pesquisa de 17 a 20.10. Será divulgada hohe no Jornal Nacional.
SENSUS - pesquisa de 18 a 19.10 Será divulgada nesta manha de 20.10.
DATAFOLHA 20 a 21.10. Será divulgada no Jornal Nacional de quinta-feira, 21.10.
É bom observar as reações dos candidatos e coordenadores de campanha.

Com informações do Portal IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário