quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Artesanato do Jequitinhonha ganha espaço em São João del-Rei

Artesanato do Jequitinhonha ganha exposição em São João del-Rei
Peça "Centauro" ou "Sapo", de Ulisses Pereira, de Caraí, no Médio Jequitinhonha
Desde o dia 20 de outubro, os visitantes e turistas que estiveram em São João del-Rei, na região do Campo das Vertentes, tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história dos artesãos do Vale do Jequitinhonha. Mestra Dona Izabel Mendes, de Santana do Araçuaí, em Ponto dos Volantes

A exposição O Barro que Encanta está sendo realizada no Centro Cultural da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Solar da Baronesa.

Artesão Ulisses Mendes, de Itinga, no Médio Jequitinhonha

O evento é promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), por meio da Superintendência de Artesanato, em parceria com o Centro de Artesanato Mineiro (Ceart), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MG) e a Usiminas.

A exposição está inserida dentro da programação do Congresso Nacional de Técnicas para Artes do Fogo 2010, que pela primeira vez será realizado em Minas Gerais.
Dona Zezinha, de Coqueiro Campo, de Turmalina, no Alto Jequitinhonha

“Acredito que a escolha do local foi em função da tradição do artesanato mineiro e da inclusão dos cursos Arquitetura, Música e Artes Aplicadas na UFSJ”, comenta a superintendente de Artesanato, Maria Amélia Dornelles.

A superintendente de Artesanato explica que o principal objetivo da participação da Sede no evento é proporcionar boas oportunidades aos artesãos de comercializarem seus produtos.

“Estamos nessa feira com uma curadoria chamada de social, levando cerca de 600 peças que serão comercializadas”. De acordo com Maria Amélia, “na maioria das vezes, os artífices apenas participam do processo de produção sem atuar diretamente na venda de seus trabalhos”.

As peças de artistas como Dona Izabel, de Santana do Araçuaí, Zezinha, de Coqueiro Campo, Ulisses Pereira, de Caraí, e Ulisses Mendes, de Itinga, estarão reunidos na exposição que revela uma das grandes identidades culturais do Estado.
A exposição O Barro que Encanta também irá proporcionar aos artesãos participantes uma troca intensa de experiências. “Durante todo o período, os artífices do Vale do Jequitinhonha terão contato com ceramistas de diversos lugares do Brasil, podendo, dessa forma, conhecer de perto outras técnicas e habilidades do artesanato brasileiro”, finaliza Maria Amélia.

Serviço
Evento: Exposição “O Barro que Encanta”
Local: Centro Cultural da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Solar da Baronesa
Data: 20 de outubro a 15 de novembro
Horário: Diariamente, das 8h às 20h
Entrada franca

Com informações da Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário