terça-feira, 9 de novembro de 2010

Diamantina, reduto da cultura e da boa mesa

Diamantina, reduto da cultura e da boa mesa
Cidade histórica sedia evento que visa destacar suas delícias culinárias e rica programação.
De 11 a 15 de novembro, será realizada a primeira edição do Diamantina Gourmet – Festival de Gastronomia e Cultura

Todos sabem que curtir um feriado prolongado viajando para uma cidade histórica, cheia de belos monumentos, ruelas e museus é uma boa pedida.

Mas, e se nesse mesmo feriado estiver acontecendo um festival que pretende demonstrar que as atrações dessa cidade vão muito além das histórias e causos ali ocorridos?

A viagem torna-se ainda mais animada.

Assim será o feriado de 15 de novembro em Diamantina, terra de Xica da Silva e Juscelino Kubitschek.

As ruas vão ganhar um evento especial: o aroma e o sabor do Diamantina Gourmet – Festival de Gastronomia e Cultura, que começa no próximo dia 11 (quinta-feira), com encerramento dia 15 (terça-feira).

Promovido pelo Sebrae MG, Rota Estrada Real, Prefeitura Municipal e trade local, essa é a primeira edição do evento, que visa destacar a gastronomia típica da região como um importante atrativo turístico.

Ao todo, 15 estabelecimentos, entre pousadas e restaurantes, participam do festival. “Muitas pessoas conhecem a cidade por sua história e pela cultura. Então, por que não apresentar a todos o melhor da culinária, inspirada na cultura da cidade, com uma pitada de ingredientes colhidos diretamente do quintal?”, diz Luciana Teixeira, técnica do Sebrae MG em Diamantina.

Ela ainda conta que, além da gastronomia, os moradores e visitantes poderão aproveitar atrações artísticas e culturais nos cinco dias de realização. Para Erika Alves, técnica do Instituto Estrada Real em Diamantina, o festival é uma excelente oportunidade de consolidar Diamantina como um destino gastronômico na Estrada Real.

Para a Secretária de Cultura do município, Márcia Betânia Oliveira Horta, o grande diferencial do festival é a própria cidade. “Em Diamantina, os moradores são conhecidos pela hospitalidade e pelos laços culturais. Aqueles que visitarão a cidade virão em busca dos prazeres proporcionados pelo município. Para aqueles que não conhecem nossas ladeiras, apresentaremos os motivos que nos levaram a ganhar o título de Patrimônio Cultural da Humanidade”, afirma. Ela acrescenta que, por meio da gastronomia, aspectos da identidade regional serão evidenciados. “O evento trará, direto dos nossos quintais, os temperos, verduras e legumes que darão um sabor especial a ser degustado”, acrescenta.

Saborosas histórias
Para participar do Diamantina Gourmet, cada estabelecimento criou um prato de acordo com um tema que remete à cultura da cidade. Entre eles estão tropeirismo, Xica da Silva, boemia, Juscelino Kubitschek, jóias em coco e ouro, cavalhada, entre outros. Os restaurantes também deverão ser decorados de acordo com os temas.

Para se ter uma idéia, a Pousada do Garimpo vai apresentar, juntamente com o Clube Gourmet de Minas Gerais, o último banquete que Xica da Silva ofereceu para o Contratador. Ele será composto por entradas, prato principal e sobremesas, harmonizado com vinhos e espumantes. O cliente será recepcionado pelo próprio casal – Xica e Contratador – e será servido por mucamas. Excepcionalmente, este jantar será servido somente no dia 12 de novembro.

Já as outras opções serão servidas todos os dias, como é o caso do restaurante Deguste Dressing, que vai trabalhar o tema boemia. O prato será o Crepe à Cecilhão, que leva iscas de filet mignon salteado no brandy, envolvido em chifonade de couve ao molho brie.

O Al Árabe Café Restaurante tratará as cavalhadas em seu menu. O prato será servido de carne de cordeiro cozida na champanhe com tâmaras e arroz sírio. Já quem gosta de um belo chá à tarde, uma boa pedida é ir até o Relíquias do Tempo. Lá, uma mesa de quitandas caseiras com bolos, pães, roscas, biscoitos, patês, geleias, queijos, chocolate quente e chás, mostrará aos visitantes como eram fartas as mesas da época do Brasil Colonial.

Outros estabelecimentos participantes são a Churrascaria Casarão, a Livraria e Café Espaço B, o Restaurante Caipirão, oRestaurante Apocalipse, o Recanto do Antônio e a Athenas do Norte Delicatessen.

Diamantina
Terra de história, cultura, música e natureza, o que não falta em Diamantina são atrações para os visitantes. Localizada na borda do Espinhaço, praticamente dividindo as bacias do rio São Francisco e do rio Jequitinhonha, é uma cidade que guarda um pedaço da história do Brasil escondida em suas ruas, na arquitetura do casario e na lembrança de quem vive ali.

Além dos museus, bibliotecas e igrejas que retratam a história política, a religiosidade e a vida cotidiana de seu povo, um item que chama a atenção de quem visita Diamantina é o Passadiço da Glória. A construção, apoiada na história da cidade, atrai curiosos do mundo inteiro. Os turistas ainda podem curtir a cidade explorando as maravilhosas cachoeiras da Sentinela, das Fadas, do Mendanha e dos Cristais. A região é repleta de grutas, sendo a do Salitre a de maior destaque.

Grande reconhecimento também é dado aos artistas locais, sejam eles, artesãos, músicos, escritores ou pintores. Quando o assunto é cultura, Diamantina mostra os seus valores. Hoje a cidade é tradicionalmente palco de grandes eventos como as Vesperatas, que começam em março e vão até outubro, o Festival de Inverno da UFMG, entre outros.

Programação
11/11 - 19h - Filme Terra Deu Terra Come – Teatro Santa Izabel

12/11 - 19h - Chorinho Malandrinho – Mercado Velho
- 21h - Seresta com o grupo “Peixe Vivo” - Praça JK
- 19h e 21h - Apresentação Teatral “O Pequeno Príncipe” – Teatro Santa Izabel

13/11 - 20h - Programação Especial
- 19h e 21h - Apresentação Teatral “O Pequeno Príncipe” – Teatro Santa Izabel

14/11 - 20h - Concerto do Coral “Eny Assumpção Baracho” do Conservatório Estadual Lobo de Mesquita – Igreja São Francisco
- 16h e 20h Apresentação Teatral “O Pequeno Príncipe” – Teatro Santa Izabel

15/11 - 11h - Concerto da Banda Municipal “Prefeito Antônio de Carvalho Cruz” - Igreja do Rosário
- 10h e 16h - Apresentação Teatral “O Pequeno Príncipe” - Teatro Santa Izabel

Serviço
Diamantina Gourmet – Festival de Gastronomia e Cultura
Data: 11 a 15 de novembro
Local: restaurantes e pousadas de Diamantina
Informações e reservas:
Diamante Palace Hotel (38) 3531 1561; Pousada Relíquias do Tempo (38) 3531 1627 ;
Al Árabe Café Restaurante (38) 3531 2281 ; Churrascaria Casarão (38) 3531 2877 ;
Deguste Dressing (38) 3531 1030 ; Livraria e Café Espaço B (38) 3531 6005 ; Relíquias do Tempo (38) 3531 1627 ; Restaurante Apocalipse (38) 3531 3242 ; Restaurante Caipirão (38) 3531 1526 ; Restaurante O Garimpeiro (38) 3532 1040 ; Recanto do Antônio (38) 3531 1147
Athenas do Norte Delicatessen (38) 3531 8623 .

Agência Oficial do Evento
Agência de Viagens e Turismo Minhas Gerais (38) 3531 1667 .
Fonte: Passadiço Virtual

Nenhum comentário:

Postar um comentário