sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Escola de Minas Novas é premiada pelo Projeto Semeando

Escola de Minas Novas é premiada pelo Projeto Semeando
Sexta-feira, 19.11.201o
Vinte e oito escolas estaduais do ensino fundamental de diferentes regiões de Minas Gerais estão entre os vencedores do concurso do Programa Semeando 2010.

Entre os premiados deste ano está a Escola Estadual de Indaiá, no distrito Baixa Quente, no município de Minas Novas, no Vale do Jequitinhonha, no nordeste de Minas.

O projeto, batizado “Produção Consciente e Ação Permanente - Feira Livre”, foi liderado pela diretora Marilza Maria de Oliveira, teve a participação dos alunos, da comunidade escolar e, também, de parcerias com representantes locais e da sede do município de Minas Novas.

O projeto teve o objetivo de valorizar o meio ambiente com o manejo sustentável dos recursos naturais da região, incentivando e conscientizando a comunidade escolar e os moradores locais, da necessidade de preservação ambiental e do desenvolvimento de hábitos saudáveis.

Os estudos realizados foram apresentados por meio de peças teatrais, cartazes, comidas típicas, maquetes, mapas, artesanatos, debates, poesias, textos, músicas e resultados de entrevistas.

A culminância do projeto aconteceu com a apresentação da Feira Livre - antigo sonho da população local - que teve a participação dos produtores agrícolas locais e da região, assim como de toda comunidade escolar, pessoas de Minas Novas e cidades vizinhas.

Para a diretora da escola, Marilza Oliveira, “o Programa Semeando vem sendo um grande parceiro para a transformação e o aperfeiçoamento das ações da escola em busca da sensibilização e conscientização de alunos que se tornarão cidadãos críticos e ativos”.

O que é o Projeto Semeando
O Semeando é o maior programa de Educação Ambiental em Minas Gerais e está completando neste ano uma década de realização ininterrupta, promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas (Faemg), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Minas) e Sindicatos dos Produtores Rurais.

O Programa tem a parceria da Secretaria de Estado de Educação (SEE), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e o apoio do Governo de Minas e das prefeituras. São parceiros da iniciativa, também, o Sebrae-MG, Sistema Sicoob Crediminas, CBMM, Bunge e Dow AgroSciences.

O Semeando conta anualmente com a participação de cerca de três milhões de alunos e 150 mil professores do ensino fundamental de escolas públicas municipais e estaduais e está presente em praticamente todos os municípios mineiros.

O objetivo é mostrar às crianças e aos jovens os valores, a cultura e o papel da agricultura e da pecuária para o abastecimento e sobrevivência das pessoas no campo e nas cidades. Dessa forma, os estudantes aprofundam os conhecimentos sobre temas como a origem dos alimentos, a importância da água e as riquezas do solo.

O Programa inclui ainda temas como o meio ambiente e as práticas sustentáveis para o futuro da população mundial, segurança alimentar, ética e cidadania, entre outros.

Com informações da Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário