quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Festa do Rosário dos Homens Pretos de Araçuaí

Festa do Rosário dos Homens Pretos de Araçuaí
Quinta-feira, 18.11.2010 Numa celebração que envolve cultura e religião, a Irmandade dos Homens Pretos de Araçuaí promoveu no último dia 07.11, mais uma edição da secular Festa do Rosário.
A cerimônia é tradicional e mantém viva a cultura negra no município.

Até mesmo quem vem de muito longe, de outro país, reconhece a importância da preservação de uma cultura como a nossa. E a cultura negra em especial é celebrada todos os anos na tradicional Festa do Rosário, que preserva a identidade negra em Araçuaí, no Médio Jequitinhonha, nordeste de Minas Gerais.
Rei, rainha, tamborzeiros, juízes, caixeiros, moças, capitães, alferes. Através de um manifestação direta do povo, a comunidade incorpora os personagens que, juntos, dão siginificado a festa.

Incorporar esses personagens é motivo de orgulho e demandam grande responsabilidade. A missa, o ponto alto da festa do rosário, este ano foi presidida pelo pároco José Paulino e concelebrada pelo franciscano Frei Chico, um dos responsáveis pelo resgate desta tradicição.

Frei Chico exprimiu o seu sentimento. A quebra do pote com doces e o tradicional almoço para os convidados também fazem parte da Festa do Rosário. E quem é rei ou rainha não quer perder a majestade, ou quem sabe um dia voltar a sentar-se no trono.
As manifestações populares vão muito além da comemoração em si. Elas são fundamentais para preservação da memória coletiva de um povo. Quando as pessoas se encontram para demonstrar sua fé ou simplesmente celebrar de determinada forma, estão se reconhecendo como herdeiros de uma cultura própria e comum.

Fonte: TV Araçuaí, por Diego Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário