terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Almenara: Linha aérea pode ser implantada

Almenara: Linha aérea pode ser implantada Na última quarta-feira, 08.12, ocorreu na Câmara Municipal de Almenara, no Baixo Jequitinhonha, uma reunião para discutir a possibilidade da implantação de uma linha aérea para ligar Almenara e região a Belo Horizonte. Outras possibilidades também foram discutidas, como a viabilidade de extensão da linha até Porto Seguro, no jequitinhonha baiano, no sul da Bahia.

A microregião do Baixo Jequitinhonha, onde está localizado Almenara, possui 18 municípios, com cerca de 248 mil habitantes, tendo um movimento econômico substancial com destaque para o agronegócio, pecuária, mineração, comércio e serviços. Só o município de Almenara, com mais de 38 mil habitantes, tem 5 empresas de transportes terrestres que conduzem, em tese, uma média de 200 passageiros a BH, todos os dias.

Nas décadas de 50 e 60 e início da década de 70, havia linhas aéreas na cidade, mas devido a má qualidade e falta de manutenções na pista do aeroporto o município foi perdendo essas linhas. Hoje, o aeroporto municipal Cirilo de Queiroz sofreu uma grande reforma, ampliando sua pista tanto no comprimento quanto na largura, além de diversos outros investimentos.

Para uma empresa aérea iniciar seus vôos depende de diversos fatores como: disponibilidade de aeronaves, fluxo de passageiros, autorização da FAB (Força Aérea Brasileira) e retorno financeiro. A empresa TRIP Linhas Aéreas estará analisando as propostas e sugestões.

"Não justifica ter uma estrutura tão boa e não ter uma linha aérea. A nossa sugestão é que a rota a ser seguida seja Almenara, Nanuque, Governador Valadares e Belo Horizonte", disse Fabiany Ferraz, Prefeita de Almenara. Nanuque e Valadares foram apontadas como pontos de escala.


Um documento foi elaborado e enviado à TRIP Linhas aéreas como proposta a ser implementada.
Estiveram presentes na reunião: Fabiany Ferraz, Prefeita de Almenara; Roberto Botelho, Prefeito de Jequitinhonha; Wilmar Matos, Vice-Prefeito de Almenara; Ten Cel Romildo Scheffer, Comandante do 44º Batalhão de Polícia Militar; Dr. Gustavo Ferreira, Delegado Regional de Policia Civil; Diciola Lacerda, Diretora da Superintendência Regional de Ensino;
Rossine de Oliveira, Gerente da Caixa Econômica Federal; Flávio de Paula, Gerente do Bradesco; Neilton Carlos, Cemig; Giovani de Moura, representante do IEF-Almenara; Francisco Guimarães, Rotary Club - Almenara; Nicacio Prates, Loja Maçonica Torre de Vigia; Geraldo Pinto, EMATER/MG-Almenara; Iracy Lacerda, Sicoob Cred Vale; José Geraldo Alcantara, do CDL Almenara
; André Araujo da Silva, INSS.

Com informações do Diário do Jequi, de Almenara
Meu comentário:
As pessoas e autoridades políticas, econômicas e sociais deveriam pensar o Vale como um todo e integrado. Olha o pensamento fracionado dos componentes da reunião de Almenara. Pensam roteiro Almenara-Nanuque-Valadares-BH, em vez de Almenara-Araçuaí-Capelinha-Diamantina-BH. Porto Seguro também poderia entrar nessa rota.
Um participante da reunião é o prefeito de Jequitinhonha, Roberto Botelho, que é presidente da UMVALE - União dos Municípios do Vale do Jequitinhonha. Se ele próprio não se coloca em defesa da unidade do Vale fica difícil cobrar de outras autoridades.
É preciso parar de pensar somente no próprio umbigo ou no seu quintal.

Um comentário:

Mário Sampaio disse...

Seria melhor até mais passageiros teria, se a rota fosse esta sugerida por Álbano,mas também os outros prefeitos teriam que correr atrás, por exemplo, o Prefeito de Capelinha, se depender dele não passará por capelinha, pois ele não corre atrás de nada mesmo, mesmo Capelinha tendo um ótimo aeroporto, com todo conforto que necessita para uma linha aérea.

Postar um comentário