quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Futebol: América TO quer ficar entre os 4 primeiros

Futebol: América TO quer ficar entre os 4 primeiros

Afirmativa é do técnico Gilmar Estevam O América Futebol Clube, de Teófilo Otoni, já definiu quem vai dirigir o clube no Campeonato Mineiro de 2011. O nome é Gilmar Estevam, que está a frente do time desde 2008, quando começou a arrancada para a disputa do Módulo I do torneio.

Gilmar já defendeu o Democrata/GV, o Cruzeiro, o São Paulo (onde ganhou uma Taça Libertadores da América em 1992), o Ahal Ahly (Arábia Saudita) e o Vitória de Guimarães (Portugal). Como treinador, começou no Democrata/GV e desde 2008 comanda o América FC/TO.

Gilmar conta, nesta entrevista, como foi o trabalho até hoje e as expectativas para o Campeonato Mineiro 2011.

Qual balanço você faz do seu trabalho no América até hoje?
Gilmar: Eu faço um balanço positivo porque desde 2008, quando comecei, todos os objetivos traçados foram atingidos. Tive a minha parcela de contribuição, assim como os jogadores e a diretoria, que nos apoiou em tudo aquilo que precisávamos. Isso é importante porque a gente sabia que no começo ia ser difícil. Começamos lá embaixo e fomos subindo. Em 2009 tivemos a grande sorte de ficar em terceiro lugar no Módulo II e o Rio Branco desistir de disputar a primeira divisão. Naquele ano, a gente pensava em ficar pelo menos em terceiro lugar até mesmo pensando em conseguir alguma coisa posteriormente. No ano passado, quando entramos de uma hora pra outra na primeira divisão, o projeto era pra segunda. Caímos na primeira. Ai colocamos na cabeça que teríamos que lutar era para permanecer na primeira. O planejamento era classificar entre os 10. Então foi dito e feito.
Técnico Gilmar Estevam, dirigindo o América TO, em 2009.

O time fez boas apresentações contra os grandes da capital, Cruzeiro, Atlético, América...
Gilmar: Até que a 10ª colocação pode ser considerada uma conquista diante de toda a situação que envolveu a nossa participação. O América tem que ter os pés no chão também. Não adianta achar que vai chegar lá em cima de uma outra pra outra. Por isso o clube vem subindo devagar. O 10° foi o que merecemos dentro do que fizemos dentro do campeonato. Em termos de projeção, a imprensa destacou as boas partidas que fizemos, principalmente contra os chamados times grandes da capital. Além disso, não sofremos nenhuma goleada. Tivemos sempre jogos apertados. Fomos somando nossos pontos e assim conseguimos permanecer na elite.

Qual o objetivo traçado pelo América em 2011?
Gilmar: Nosso objetivo é ficar entre os quatro melhores. Antes, era permanecer na primeira. Agora é ficar entre os quatro primeiros. Não podemos entrar agora só pra permanecer. Queremos brigar lá em cima. A gente está tentando montar um time pra chegar lá em cima. Estamos contratando grandes jogadores para formar um time que possa disputar as fases finais.

Quais nomes já temos garantidos para 2011?
Gilmar: Jadson (zagueiro), Diego Palhinha (meio campo), Cris (atacante), Rogélio Ávila (centro avante), Jonathan Obina (atacante), Felipe Dias (volante), Araújo (volante), Fábio Noronha (goleiro) e outros que ainda estão em negociação.

Como está a estrutura do América hoje pra vocês da comissão técnica e jogadores?
Gilmar: A gente sabe que temos que melhorar muito em termos de estrutura ainda. Nós tínhamos projeção de chegar na primeira divisão até lá pra 2014 e essa subida foi muito rápida. A gente vê a vontade da diretoria, da cidade, o crescimento dos torcedores na cidade. A gente vê que está melhorando. Já melhoraram o campo, já melhoraram as instalações. Ano a ano vai melhorando cada vez mais. O importante para o crescimento é estar sempre na primeira divisão porque isso ajuda bastante até em termos financeiros para melhorar a estrutura.

E a torcida do América?
Gilmar: A torcida é ótima. Desde 2008, quando começou esse projeto, foi uma desconfiança muito grande porque o América já vinha de muitos problemas. Aí assumiu o Marcelo, da Ramos Transportes, que tem uma credibilidade muito grande. E nos primeiros jogos a gente via poucos torcedores mas eles iam aumentando. Os primeiros jogos começaram com 600, 800 torcedores... e foi aumentando. Depois eram 1800, 2000, 5000... Eu vi o crescimento e o tanto que eles lutaram para o América chegar na primeira divisão. É importantíssimo o apoio da torcida. Eles lotam o campo mesmo e eu acredito que em 2011 vai ser da mesma forma. Eles sabem que o time joga junto a torcida. Então, é importante o torcedor apoiar sempre para chegarmos onde pretendemos.

Comunicação AFCTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário