sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Jovens da zona rural de Rio Pardo de Minas ganham projeto de inclusão digital

Jovens da zona rural de Rio Pardo de Minas ganham projeto de inclusão digital
Criar condições para a realização de cursos de inclusão digital para jovens da zona rural, utilizando as estruturas físicas e pedagógicas dos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs).
Este é o objetivo do projeto Campo Digital, lançado pelo CVT de Rio Pardo de Minas, no Vale do Jequitinhonha/norte de Minas, em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e a Secretaria Municipal de Educação. Aproximadamente 100 jovens da zona rural do município serão beneficiados com cursos de informática básica e avançada até o mês de março de 2011. Ao final do curso, o aluno estará habilitado para operar um computador.

“O projeto Campo Digital visa contribuir para diminuir os índices de exclusão digital entre os jovens rurais, com a efetiva democratização do uso da tecnologia da informação. Este projeto busca a inserção digital destes jovens no uso da informática, por meio dos CVTs, para atingir um aprimoramento social e profissional, e estar inseridos no contexto da nova sociedade em que vivemos”, diz o coordenador geral do CVT, Eduardo Rocha.

Durante o processo de capacitação, os alunos receberão orientações dos monitores do CVT, treinados por empresas contratadas pela Emater-MG. Além disso, receberão suporte e assistência para a utilização do ambiente de educação interativa, por meio da plataforma Learning Management System - LMS.

O conteúdo programático inclui: Cidadania; Digitação; Introdução a Informática; Sistema Operacional (Windows XP); Navegação na Internet e e-mail; Word; Excel e PowerPoint.

A carga horária total é de 60h (dois meses de duração). As aulas terão duração de 2 horas diárias, de segunda a sexta-feira. Cada turma será composta por 20 alunos. O público alvo são jovens rurais, filhos de agricultores familiares, com idade entre 14 a 29 anos.

O CVT de Rio Pardo de Minas é uma unidade da Rede de Formação Profissional Orientada pelo Mercado, um projeto do Ministério da Ciência e da Tecnologia, com apoio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) e da prefeitura.

O objetivo da Rede é ampliar a capacitação local e regional; combater a exclusão digital e social; gerar emprego e renda; e contribuir para a melhoria de vida da população a partir da capacitação profissional.

Em 2009, a Rede se consolidou com a conclusão da implantação de 571 unidades interligadas em banda larga, representadas por 84 CVTs e 487 Telecentros, totalizando o investimento de R$ 90 milhões de recursos, provenientes do Ministério da Ciência e Tecnologia e Governo de Minas, por meio de emendas parlamentares.

Hoje, a Rede conta com 4,5 mil microcomputadores conectados, colocando Minas Gerais como o estado a possuir um dos maiores programas de inclusão digital e social do país. Aproximadamente 400 mil alunos já foram certificados em cursos presenciais e a distância, nas áreas comportamentais, gerenciais e profissionalizantes.

Serviço:
Centro Vocacional Tecnológico de Rio Pardo de Minas
Rua Rafael Bastos Pereira, nº 59, Centro, Rio Pardo de Minas (MG)
Contato: (38) 3824-1356

Com informações da Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário