quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Prefeitos propõem frente política em defesa do Vale

Reunião de Prefeitos propõe frente política do Jequitinhonha
Em Berilo, Prefeito de Barueri-SP propõe movimento político em defesa do Vale
Prefeitos reunidos pelo desenvolvimento do Vale do Jequitinhonha buscam apoio e parceria com cidades mais ricas como Barueri, com o 9º PIB do país

Região do país com um dos menores IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), abaixo da linha da pobreza, o Vale do Jequitinhonha, localizado no nordeste de Minas Gerais, divisa com o sul da Bahia, sofre com a seca que dura em média 8 meses no ano e com a falta de investimentos dos governos, estadual e federal. O número de estradas pavimentadas e pontes de concreto é reduzido. Não há incentivo financeiro para a produção de artigos da terra, como abacaxi, um dos melhores do País, mandioca e derivados, estímulo ao turismo, bem como oportunidades no mercado de trabalho. O acesso à educação e aos serviços nas áreas da saúde e transportes são extremamente precários em toda a região.

Em um encontro inédito com 10 municípios, liderado pelo prefeito de Berilo, Lázaro Pereira Neves, com apoio do prefeito de Barueri-SP, Rubens Furlan, discutiu-se soluções de prosperidade para as cidades do Vale.
A reunião em Berilo com municípios do Médio e Baixo Vale do Jequitinhonha aconteceu na tarde do dia 8 de dezembro, na Câmara Municipal berilense, com prefeitos, vices, secretários municipais, vereadores, coordenadores, diretores e representantes de órgãos governamentais, como o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Vale do Jequitinhonha.

Além de Berilo e Barueri, estiveram presentes os prefeitos das cidades de José Gonçalves de Minas, Chapada do Norte, Jenipapo de Minas, Francisco Badaró, Ponte dos Volantes, Leme do Prado, Araçuaí, Virgem da Lapa e Coronel Murta. Dos 12 prefeitos do Médio Jequitinhonha (MG) que estavam confirmados para o encontro com o prefeito de Barueri em Berilo, dois não conseguiram chegar por causa das chuvas e as más condições nas estradas que dão acesso ao centro da cidade.

A rica Barueri que ajudar o Vale
“Somos uma região pobre, mas rica em recursos naturais, cultura, generosidade e solidariedade”, falou a mestre de cerimônias da reunião, passando em seguida a palavra para aquele que foi a motivação maior do encontro, o prefeito de Barueri, Rubens Furlan.

“Barueri tem vocação industrial e de prestação de serviços. Hoje ocupa o 6º PIB do Estado de São Paulo, mas não foi sua riqueza, sua receita que prevê para 2011 uma arrecadação em torno de R$ 1 bilhão e 500 milhões, e sim pelo interesse de responsabilidade social e por vontade de Deus que Barueri quis participar da vida social do Vale do Jequitinhonha. Vejo muitas pessoas que saíram daqui para procurar oportunidades na vida, mas não deixaram de amar sua terra, sua gente e continuam tendo sempre vontade de voltar”, disse Furlan.

O prefeito de Barueri também citou que chama a atenção o fato de os berilenses desejarem constantemente que seus conterrâneos sejam prósperos e desenvolvidos. “Eles não querem abandonar seus entes queridos. Berilo é uma lição de vida, vimos mães sofrendo com sede e fome, mas não abandonam seus filhos. Já fui prefeito de uma cidade sem recursos, mas fui buscar receitas, como a do ISS reduzido que serviu para atrair empresas de todo o País e aumentar nossa arrecadação, porque cidade sem investimentos não prospera”, contou.

Furlan lembrou ainda que pedir ajuda sozinho não tem a mesma força do que pedir em bloco. “Precisamos descobrir as reais vocações de cada município da região e depois apontar as dificuldades para realizar os benefícios para os programas de sustentabilidade, como cooperativas”

O prefeito de Barueri comprometeu-se a, até o mês de março, marcar um encontro com o ex-governador Aécio Neves, senador eleito, e Bruna Furlan, deputada federal eleita por São Paulo, para levar as reivindicações de melhorias para o Vale do Jequitinhonha. “Vamos fazer uma frente pelo Vale e também pedir uma outra reunião com o governador eleito de Minas Gerais, Antonio Anastasia. Não ficarei tranquilo até conseguirmos os investimentos necessários para transformarmos essa região esquecida por próspera e feliz”, afirmou Furlan aos prefeitos e convidados.
Prefeito Rubens Furlan, de Barueri-SP, dando entrevista à TV do Bem, da cidade paulista
Coronel Murta
A vice-prefeita de Coronel Murta, Eliete Rodrigues Araújo, falou que a reunião dos municípios do Vale é um momento histórico para a região. “Nossas dificuldades são comuns, mas é preciso promover troca de experiências. Nossa força será ainda muito maior porque hoje nos unimos. Ver uma cidade localizada tão longe, com características que estão fora da nossa realidade, se colocar à nossa disposição é uma honra. Hoje estamos recebendo oportunidades e esperanças, não podemos perder isso, precisamos ir atrás do desafio desse momento. É um verdadeiro presente de Berilo unir forcas com Barueri em prol do Vale. Trata-se de uma iniciativa muito importante para todos nós”, pontuou a vice-prefeita.

Virgem da Lapa
“Nem se juntarmos todos nossas arrecadações vamos chegar em 1/3 do que Barueri arrecada. Mas nossa missão é fazer do Vale, que é do tamanho da França, um foco de pobreza sem investimentos se transformar em cidades melhores, esse é o nosso desafio de vida. Com a união de Barueri com Berilo, vejo a mudança da história da guerra do café com leite e assim passarmos de Vale da Miséria para Vale das Potencialidades”, comentou o prefeito de Virgem da Lapa, Averaldo Moreira Martins.

Francisco Badaró
Para o prefeito José João Figueiró, de Francisco Badaró, o Vale do Jequitinhonha era o Vale da Desilusão, com o governador Aécio Neves se tornou o Vale da Esperança. “E agora nessa união de forças com Barueri pelo nosso Vale, que vai lutar pelo asfaltamento da BR 367, sei que teremos condições também de ajudar nossos trabalhadores rurais que trabalham com o corte de cana que passam por dificuldades e na busca por mais recursos, principalmente nas áreas da saúde e da educação.”

Jenipapo de Minas
De Jenipapo de Minas, o prefeito Márlio Costa comentou: “Este é um momento histórico e abençoado, hoje temos até chuva o que é uma benção de Deus. Nossa região tem a terra fértil e um povo trabalhador, o que precisamos são formas de sustentar o nosso desenvolvimento. Precisamos organizar o Vale, formado por 60 municípios, e fazer escoar seus produtos, sua riqueza natural. É uma pena que a sensibilidade que Barueri tem por Berilo não tenha chegado aos governos federal e estadual. Nossa região tem viúva de marido vivo e nossas crianças são órfãs de pais vivos. Vimos ao longo dos anos nossas riquezas serem levadas, desde o tempo do Império, o nosso ouro, granito e até água”, desabafou o prefeito de Jenipapo de Minas.
Chapada do Norte
“Não podemos ficar reclamando dos problemas e sim agradecer o fato de termos aqui entre nós um prefeito sincero que gosta do Vale sem interesse político, e que ainda vai nos ajudar no Congresso Nacional com sua filha deputada federal, que abraçou nossa causa e vai lutar para melhorar São Paulo e Minas Gerais, ou melhor, pelo Vale do Jequitinhonha”, destacou Eraldo Eustáquio Soares, prefeito de Chapada do Norte.

Ponte dos Volantes
Para o prefeito Cândido Ferraz Alves, de Ponte dos Volantes, é preciso fazer mais dessas reuniões de união dos prefeitos com as lideranças da região. “Todos nós precisamos investir maciçamente na Educação para colhermos frutos melhores para o Vale, para o País e para o mundo. Podemos não resolver de imediato os problemas, mas podemos amenizar e isso só se faz com conhecimentos. Precisamos mudar a realidade do Jequitinhonha. É importante estarmos unidos pela Educação e depois pelas demais áreas.”
Lázaro Pereira Neves, prefeito de Berilo, dá boas vindas aos prefeitos e lideranças, em encontro histórico
Berilo
“Estou muito feliz de estar nesse grande momento para o Vale. Temos muitas dificuldades para administrar as cidades, já avançamos, mas precisamos de muito mais. Essa é uma grande aliança, temos interesses em comum e estamos unidos pela solidariedade de Barueri. Precisamos desenvolver nossa região e melhorar a qualidade de vida da população - cerca de 84% vive na zona rural, são pequenos produtores. Beneficiar Berilo é beneficiar ao Vale”, ressaltou o anfitrião, prefeito de Berilo, Lázaro Pereira Neves.

Ele agradeceu a presença de todos os colegas, vereadores, secretários municipais e demais autoridades na reunião, e, em especial ao prefeito Rubens Furlan. “Barueri não precisa de nada na sua cidade, mas vem de muito longe para nos ajudar. Só Deus pode explicar essa atitude de Barueri por Berilo. Eu tenho certeza de que esse Vale não foi esquecido por Deus, mas sim por alguns políticos do País.
Quando falamos em conseguir o asfaltamento da BR 367, estamos falando em ajudar não só Berilo, e sim várias cidades, e com esse benefício podemos pensar em realizar a tão sonhada produção de abacaxi e outras políticas de investimento para melhorar nossa forma de administrar a cidade e todo o Vale do Jequitinhonha. Barueri está de mãos estendidas para nós e hoje já sinto que Berilo virou uma parte de Barueri, como se fosse um bairro”, completou Lázaro Neves.
Prefeitos reunidos, debatendo soluções para o Vale com o apoio da rica cidade paulista de Barueri-SP
Conclusão
Furlan encerrou o Encontro falando sobre a produção de abacaxi para o Ceasa de São Paulo e de Minas, com possibilidade de intermediar a venda desse produto de tão boa qualidade para São Paulo. Ele frisou que os prefeitos precisam se organizar em cooperativas e conseguir financiamentos, créditos agrícolas, como o que o Banco do Brasil está oferecendo na agência em Berilo.

O prefeito de Barueri lembrou ainda que é preciso que cada município ou região descubra suas potencialidades, suas vocações, riquezas como o abacaxi, a mandioca e seus derivados, o coco, as frutas, o mel, a aguardente, o artesanato, o turismo e tantos outros que podem surgir com os devidos incentivos. “É importante que sejam organizadas cooperativas de produção e não só de consumo. Incentivar o comércio interno primeiro e depois tenho certeza que o caminho natural será chegar em São Paulo, Bahia, Brasil”, complementou Furlan.

Os prefeitos se comprometeram a manter esses encontros mensalmente, e a próxima cidade a sediar a reunião será Chapada do Norte.

Furlan se despediu dizendo a todos que o seu próximo encontro com os prefeitos das cidades do Vale do Jequitinhonha (12 municípios) será em 2011, em Brasília, no gabinete do senador Aécio Neves.

“Prefeitos, fiquem empenhados em detectar as vocações dos seus municípios e mantenham-se unidos para que sejam feitos os investimentos necessários para sustentar essas produções, que tenho certeza trarão para o Vale a prosperidade que ele merece”, concluiu o prefeito Rubens Furlan.

Secretaria de Comunicação Social de Barueri-SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário