sábado, 29 de janeiro de 2011

309 anos: Serro do Frio, do Jequitinhonha, das Minas Gerais...

309 anos: Serro do Jequitinhonha, das Minas Gerais...
“É do Serro que sei que Minas em mim vive" - França Júnior

Sede de uma das quatro primeiras comarcas da Capitania das Minas Gerais, a antiga Vila do Príncipe, hoje, a cidade do Serro, ainda preserva características das vilas setecentistas mineiras.

Em 1702, uma bandeira chefiada por Antônio Soares Ferreira descobriu as minas de ouro de Ivituruí, que em língua indígena significa Serro Frio, um “nevoeiro denso que invade a parte alta da serra, acarretando grande baixa de temperatura e sendo acompanhado de vento mais ou menos forte e constante”. O nome é também uma alusão ao clima típico de montanha predominante no município.

Em pouco tempo, um grande número de aventureiros chegou ao local atraído pelo ouro que brotava fácil nas cabeceiras do Jequitinhonha e seus afluentes.

Em 1711, o sargento-mor, Lourenço Carlos Mascarenhas, foi nomeado superintendente das minas de ouro da região para manter a ordem e a justiça.

A prosperidade do arraial motivou, então, sua elevação à vila no ano de 1714, quando, então, ganhou o nome de Vila do Príncipe. Com a criação da Comarca do Serro Frio, a vila passou a ser sede da Comarca.
Em 6 de março de 1838, a vila foi elevada à cidade com a denominação de Serro.
Serro de agora
Seu acervo de arquitetura religiosa colonial está entre os mais significativos do Circuito dos Diamantes, pela homogeneidade do conjunto e alto nível de qualidade alcançada na ornamentação interna dos templos, sobretudo no que diz respeito à pintura em perspectiva dos forros.

Não por acaso, Serro foi a Primeira Cidade Brasileira Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, em 1938, ao lado de seu acervo histórico-arquitetônico, representado pelos belos monumentos religiosos e notável conjunto de sobrados, a cidade guarda também outro importante aspecto de sua riqueza cultural do passado: as tradições folclóricas e festas religiosas.

O município do Serro é marcado pelas serras e rios que delineiam sua singular topografia. A área de 1218 Km² é cortada longitudinalmente pela Serra do Espinhaço, o que lhe confere um relevo assinalado pelos afloramentos rochosos, onde são comuns os morros parcialmente aplainados, chapadas e “pontões” de quartzito. Tem a altitude mínima de 835 m e altitude máxima de 2002 metros.

O Relevo é composto por 10% de áreas planas, 20% de regiões definidas com onduladas, e 70% de relevo montanhoso. A população do Serro é de 20.837 habitantes (IBGE – 2010), sendo 11.784 habitantes na zona urbana.
Igreja do Carmo, construída no século XVIII
É no Serro onde brotam as centenas de nascentes que dão origem ao rio Jequitinhonha, na região do povoado acolhedor, Milho Verde.

Está situado no centro-nordeste de Minas Gerais, na região central da Serra do Espinhaço. Fica a 230 quilômetros de Belo Horizonte.
Localização do Serro no mapa de Minas Gerais
É também uma importante Cidade do Caminho dos Diamantes e da Estrada Real, uma herança das minas que atraíram os Bandeirantes paulistas e nordestinos no século XVIII.

Além das belezas naturais e das minas, o Serro possui um rico patrimônio histórico-cultural. O município hoje conta com 5 agências bancárias, campus da PUC MG, diversos hotéis e pousadas, sendo um principais roteiros turíticos do interior de Minas, onde o turista pode contar com apartamentos, serviços, deliciosos cafés-da-manhã e guias para percorrer a região.

Tem um grande plantio de morango e uma variedade dos melhores queijos do Brasil, a serem degustados com vinho ou cachaça do Vale do Jequitinhonha.

Atrações turísticas
Museu Regional Casa dos Ottoni (IPHAN).
Distrito de Milho Verde, a 25 km do centro.
Distrito de São Gonçalo do Rio das Pedras, a 30 km do centro.
Pico do Itambé, a 20 km do centro.
APA das Águas Vertentes.
Festa do Queijo (feriado do 7 de setembro).
Festas religiosas tradicionais (Festa de Nossa Senhora do Rosário, Festa do Divino e outras).
Inúmeras e belas cachoeiras - São mais de 100 quedas, sendo as mais procuradas: Malheiros, Moinho de Esteira, Carijó, Cascatinha.

Hoje, dia 29 de janeiro, o Serro completa 309 anos de história, tradição e cultura!
A Prefeitura Municipal programou atividades diversas até o dia 11 de fevereiro para a comemoração festiva da data histórica. Confira a programação acima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário