segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Berilo: Palmital é o campeão rural

Berilo: Palmital é o campeão rural
O Campeonato Rural de Futebol de Berilo terminou neste domingo, 17.01, com o time de Palmital sagrando-se campeão ao vencer a final contra o Barbosa, nos pênaltis, por 6 x 5, após empate de 0 x 0 no tempo normal.

Desde cedo, os torcedores se animavam na praça do Povoado de Palmital, em Berilo, Médio Jequitinhonha, nordeste de Minas. Eram principalmente jovens que faziam aposta no resultado do jogo do final da tarde. Palmital, o grande campeão do Campeonato Rural de Berilo

Após disputa acirrada ente os 8 times das comunidades rurais de Alto Bravo, Barbosa, Datas, Lagoinha, Mamonas, Palmital, Vai Lavando e Juventus (também de Palmital) o campeonato chegaria à sua final.

À tarde, torcedores se organizavam em grupinhos de discussão sobre futebol e o campeonato rural. Alguns acreditavam que Palmital seria campeão, outros achavam que o Barbosa com seu toque de bola refinado paparia o caneco.

Na hora do jogo, o pequeno campo de futebol do povoado foi cercado pelas torcidas das duas comunidades e outros que vieram de Berilo, Alto Bravo, Mamonas, Lelivéldia, Vai Lavando, Ribeirão, Bem Querer e Barbosa.

Time do Barbosa, vice-campeão, um dos destaques do campeonato

Torcedores dos outros times derrotados durante o campeonato se dividiam entre um e outro time. João de Artur, de Datas, era o mais exaltado, torcendo para o Barbosa. Ele dizia que seu time tinha sido prejudicado e desclassificado na disputa de partida contra o Palmital, no último final de semana.

Os dois times entraram em campo com 10 jogadores devido às dimensões do campinho de futebol. Fizeram uma corrente de confraternização, antes do jogo, com afirmações que aquilo tudo ali era uma brincadeira e todo mundo era amigo.
Cumprimento entres os jogadores antes do jogo


O jogo foi muito cauteloso com os dois times indo à frente com precaução, com muita disputa no meio de campo. Sempre ficavam 3 ou quatro zagueiros atrás com receio da tomar gols.

O time do Barbosa perdeu dois gols feitos com o atacante Geraldo. Por sua vez, Palmital se defendia bem com Beraba sendo um leão na defesa e com a experiência do veterano Rubens, que corria como um menino. Ricardo se destacava com seus dribles e chutes perigosos.

No meio de campo de Barbosa, Neguinho fazia fila dando toques refinados, dribles desconcertantes e lançamentos primorosos. Quando tentava chutes a gol não conseguia a mesma eficiência. Corrente de jogadores do Barbosa e Palamital

Os dois goleiros, Juninho do Palmital e Má do Barbosa, estavam firmes, socando bolas pingadas na área, ou segurando firme alguns chutes que, às vezes, eram certeiros. Poucos eram perigosos.

O jogo foi bonito e jogado com muitos toques e tabelas, com poucas faltas duras, sendo muito leal.

No final, acabou no resultado esperado, no tempo normal: 0 x 0.

Emoção na disputa de pênaltis
O campeonato seria decidido nos pênaltis devido ao empate. Cada time cobraria 5 penalidades máximas.

A torcida invadiu o campo, fazendo uma barreira humana na risca da grande área. A torcida do Barbosa de um lado, e de outro, a torcida de Palmital.
João de Artur, junto com a torcida do Barbosa

Os dois primeiros pênaltis batidos por jogadores de Palmital foram defendidos pelo goleiro Má. O time do Barbosa converteu as duas penalidades.

Com 2 x 0 no placar, a torcida do Barbosa já comemorava. Juninho, goleiro de Palmital, nervoso, xingava os companheiros. Os mais experientes pediram calma porque dava pra virar.

Jogadores do Barbosa fazendo oração e profissão de fé antes da partida

Quando Geraldo, do Barbosa, bateu o terceiro pênalti, chutando para fora, a torcida de Palmital explodiu. Foi o inicio da reação. Palmital converteu o terceiro. A torcida do Barbosa se calou.

O quinto pênalti do Barbosa poderia definir o campeonato. Quando a bola foi batida no canto esquerdo, com força, Juninho deu um salto e defendeu. Aí, a explosão redobrou.

O quinto pênalti de Palmital seria batido pelo experiente Rubens. Ele, calmamente, ajeitou a bola na marca. Chutou rasteiro no canto direito com o goleiro pulando para o esquerdo.
Tudo empate, 3 x 3. Começaria tudo de novo em batidas alternadas.

Os dois times converteram mais dois gols cada um.
Comissão Técnica do Campeonato com Bica e Mauro Martucheli

O oitavo pênalti foi decisivo. Antes do jogador do Barbosa chutar a torcida gritou o nome do goleiro Juninho que iria defender.
A bola foi batida no canto esquerdo com força. Juninho voou e defendeu. Foi uma ovação.

Torcida na expectativa do jogo

Beraba ficou com a responsabilidade de bater o último pênalti por Palmital. Calmamente, bateu no cantinho, esquerdo, fazendo o gol do título.
Torcida do Barbosa veio em peso para a decisão

A torcida e os jogadores de Palmital pularam de alegria e gritavam:

É campeão!

A torcida comemorava correndo pelo campo, se abraçando.
No final, o técnico Roberto, do Palmital, agradeceu a todos os participantes.
Dermani, técnico do Barbosa, disse que aquele jogo era de irmãos, de amigos, entre duas comunidades que se respeitam. Por isso o jogo tinha sido tão bonito.

O Palmital foi campeão com Juninho, Beraba, Chicão, Washington, Rofrigo, Ânderson, Ricardo, Rubens, Ernani e Lucas. Técnico Roberto.
O Barbosa jogou com Má, Carlos, Altamiro, Givaldo, Mailson, Cláudio, Fábio, Edvan, Dênio e Geraldo. Técnico Dermani. Reservas: Fabiano, Luiz, Rafael, Antônio e Wanderley.


Mauro Martucheli, coordenador de Esportes da Prefeitura, disse que esse foi um dos campeonatos mais organizados dos últimos anos. Ele quer repetir o modelo de realização de torneios rurais nas próprias comunidades onde a torcida comparece e prestigia o espetáculo.

Um comentário:

Ana disse...

uau! sou criada acima de palmital em lugarejo chamado cardosos e hoje mim bateu uma saudade da minha terra,resolvi mim aventurar no google em busca de algo sobre palmital e deparei com o seu blog
que maravilha..amei
ja fui demais neste campo
ja participei demais das torcidas
que saudades mim deu.que maravilha
parabéns pelo blog
adorei
ja mim aventurei em outras terras distnte mais nao largo minha minas gerais.nao ah lugar igual ao nosso.costumo brincar com minhas amigas.você sai de jequitionha,mais jequitionha nāo sai de você.😘

Postar um comentário