sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Deputado Gil Pereira assumiu a SEDVAN

Deputado Gil Pereira assumiu a SEDVAN
Secretaria do Desenvolvimento Regional continua sob domínio de políticos do norte de Minas. Jequitinhonha e Mucuri são esquecidos Deputado Gil Pereira assumindo a SEDVAN, junto ao Governador Anastasia

Já era de se esperar. As lideranças políticas do Vale do Jequitinhonha não se movimentaram e, mais uma vez, o norte de Minas abocanhou um naque do espaço político no Governo de Minas.

Dessa vez, o beneficiado foi o deputado estadual Gil Pereira, político tradicional do norte de Minas, que tem o sonho de se tornar prefeito de Montes Claros.

A Secretaria de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas - SEDVAN será seu trampolim para o salto eleitoral.

“ Compromisso com as pessoas, a distribuição dos frutos do desenvolvimento entre todos os mineiros e a redução das diferenças regionais. Essas são as metas para os novos secretários de governo do estado de Minas", segundo ressaltou o governador Antonio Anastasia, durante a cerimônia de posse dos secretários de Estado, que aconteceu no dia 03 de janeiro, no Palácio Tiradentes.
“É fundamental que o gestor público pense no ser humano. Acredito que a equipe que formamos possui o compromisso ético, a responsabilidade e a eficiência necessárias para garantir resultados ainda melhores na qualidade de vida dos mineiros”, disse o governador.

Criada como Secretaria Extraordinária na gestão do governador Aécio Neves, a entidade passa a ser permanente a partir de 2011.

Quem é Gil Pereira
Nascido em Montes Claros, o deputado Gil Pereira é sobrinho do ex-deputado federal Edgar Pereira, falecido na década de 70.


Administrador de empresas. Bacharel em Administração com especialização em Comércio Exterior, Gil Pereira iniciou a vida pública como vereador em Montes Claros em 1988, quando presidiu a Comissão que elaborou a Lei Orgânica do Município (1989/90).

Em Montes Claros, foi Secretário Municipal de Governo na gestão do Prefeito Mário Ribeiro (1991/1992) e presidente da Câmara Municipal (1993/1994).

A principal região de atuação política é o Norte de Minas, onde obteve 90.887 votos de um total de 95.450. Os municípios de maior votação foram Montes Claros, Pirapora, Bocaiúva, Espinosa, Grão Mogol, Monte Azul, Mamonas, Icaraí de Minas e Claro dos Poções, entre outros.

No Vale do Jequitinhonha e Mucuri, obteve apenas 1.880 votos. Sua maior concentração se deu em Berilo com 1.599 votos.
Obteve a seguinte votação das microrregiões do Vale: Diamantina: 16 votos; Araçuaí - 22; Almenara - 07; Pedra Azul - 16. Na região do Mucuri, obteve 01 voto na microregião de Nanuque e 04 votos na região de Teófilo Otoni.

Um dos deputados estaduais mais bem votados na história do Norte de Minas, Gil foi eleito, em 1994, com 26.345 votos; reeleito em 1998, com 56.540 votos; em 2002, com 74.502 votos; em 2006, com 100.442 votos e em 2010, para o exercício da 5ª legislatura com 95.450 votos.

Filho de Josué Antunes de Souza e Walquíria Pereira Antunes, é casado com a Cirurgiã-dentista Tereza Christina Pereira Antunes. Tem 3 filhos: Tattianne, Guilherme e Emmanuelle.

Sonho de Prefeito
Um dos grandes sonhos de Gil Pereira é de se tornar prefeito de Montes Claros. Foi candidato em 2000 e 2004, não conseguindo chegar nem ao segundo turno. Em 2008, aliou-se a Tadeu Leite e indicou sua esposa Cristina Pereira, como vice. Venceu, mas não levou. Tadeu rachou com ele.

Para 2012, ele se mantém mais esperançoso. Obteve 29.087 votos na cidade , nas eleições de 2010.

Gil precisa articular o apoio do ex-prefeito Athos Avelino e de outras lideranças como os
deputados estaduais Carlos Pimenta, Arlen Santiago, Ana Maria e os federais Jairo Athaide e Humberto Souto.

Athos e Jairo são ex-prefeitos que sempre são citados como possíveis candidatos. Humberto Souto é outro que mantém o seu nome à disposição. O ex-deputado Ruy Muniz afirma que também concorrerá. Paulo Guedes, deputado estadual do PT, é outro candidato.

É briga de cachorro grande. Com certeza, o governo estadual apostaria suas fichas no deputado Gil Pereira.

Nós, do Vale do Jequitinhonha, esperamos que ele não se esqueça da nossa região tão abandonada. Por aqui e no Mucuri, falta roer pequi.

Fonte: Com informações da SEDVAN

Um comentário:

Téo Garrocho disse...

E assim, de quatro em quatro anos, os Vales do Jequitinhonha e Mucurí vão "vivendo" de promessas. Eu tô ficando "velho" e tenho a impressão que me tornei um "chato" em falar sempre que enquanto não elegermos um cidadão ou cidadã da terra(com princípios e transparência) vamos continuar esquecidos e daqui a quatro anos "eles voltam" com certeza. Liberdade meu povo!!!

Postar um comentário