sábado, 29 de janeiro de 2011

Falta beneficiamento: granito do Vale leva riqueza para outras regiões

Falta beneficiamento: granito do Vale leva riqueza para outras regiões
Assim como foi criada a campanha "O petróleo é nosso!", na década de quarenta, para defender uma das maiores riquezas do Brasil, as lideranças políticas, sociais e comunitárias do Vale deveriam lançar a campanha "A riqueza mineral é nossa!"
O granito beneficiado agrega valor, gerando trabalho e renda

Os minérios e pedras preciosas retirados no Vale são beneficiados em outras regiões, não agregando valor e nem gerando trabalho, empregos e renda na região.

Hoje, a zona graniteira da região vende o produto in natura, sem qualquer tipo de beneficiamento. O granito é transportado em blocos para o Espírito Santo, onde é transformado em produto acabado.

Araçuaí, Coronel Murta, Medina e Itinga, por exemplo, possuem grandes jazidas de granito. Como o produto é beneficiado em outro estado, aqui na região fica somente a degradação ambiental.

O Vale do Jequitinhonha ainda não possui empresas de beneficiamento de granito. Existem projetos para atrair estas empresas para região. Isso possibilitará a geração de emprego e renda no Vale. Além disso, essa atividade está em expansão com o aquecimento da construção civil. O mercado externo também é muito promissor, as rochas ornamentais são muito apreciadas em todo o mundo.
O granito é uma rocha natural e faz parte das chamadas rochas ornamentais. Ele é muito utilizado na construção civil nos acabamentos, alcançando bons preços no mercado interno e externo. A região possui, ainda, os chamados granitos exóticos: são rochas únicas e que alcançam altos preços.

O Jequitinhonha possui um dos subsolos mais ricos do planeta. Entretanto, praticamente toda essa riqueza é exportada ficando na região somente a degradação ambiental e levando a sua população a ter um dos piores Índices de Desenvolvimento Humano do país.

Fonte: Texto e fotos da TV ARAÇUAÍ, pelo repórter André Sá

Um comentário:

Cmta disse...

Devia pesquisar também sobre o valor do royaltie que eles pagam aos proprietários da terra,pois a área perdida com a extração e local do bota-fora é muito grande.

Postar um comentário