segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Minas Novas fez 280 anos e homenageia 66 municípios-filhos

Minas Novas fez 280 anos e homenageia 66 municípios-filhos
Governador Anastasia participará de cerimônia, nesta terça-feira

Sobradão, maior edifício colonial de pau-a-pique do século XVIII, no centro de Minas Novas

Minas Novas já fez 280 anos, pois passou a Vila em 1730. É um dos mais antigos municípios de Minas. Quase todo o nordeste de Minas já pertenceu ao seu território. Municípios como Teófilo Otoni, Nanuque, Araçuaí, Almenara, Jequitinhonha, Capelinha, Itamarandiba, Berilo, Salto da Divisa e muitos outros pertenciam a Minas Novas.
Neste 18 de janeiro, terça-feira, o governador Antonio Anastasia cumpre agenda oficial na cidade do Alto Jequitinhonha.
Como parte das comemorações dos 280 anos da cidade serão homenageados 66 municípios que já fizeram parte de Minas Novas e foram emancipados ao longo dos anos.

O governador também será homenageado com a Medalha do Mérito de Minas Novas concedida pela prefeitura. A comenda foi criada em 2005, pelo então prefeito Murilo Badaró, para homenagear as pessoas que contribuíram para o desenvolvimento da cidade.

Serviço:
Evento: Entrega da Medalha do Mérito de Minas Novas
Local: Minas Novas (MG)
Data: 18/01/2011 - terça-feira
Horário: 11 horas

História de Minas Novas
Fundada em 19 de Junho de 1727, Minas Novas, antes denominada Arraial das Lavras Novas dos Campos de São Pedro do Fanado, foi fundado, pelo bandeirante paulista Leme do Prado. Ele veio à cata de ouro, encontrado em abundância no arraial.

Deixando a região do rio Manso próximo a Diamantina, devido a uma epidemia e procurando o rio Araçuaí e o rio Itamarandiba, Sebastião Leme do Prado, juntamente com outros paulistas, vieram a encontrar o rio Fanado por erro de rota e mais tarde o ribeirão Bom Sucesso.

A notícia do ouro correu o sertão e em pouco tempo havia se formado na região um aglomerado humano. O povoado foi elevado à condição de vila no dia 2 de outubro de 1730, recebendo o nome Vila de Nossa Senhora do Bom Sucesso das Minas Novas da Contagem (obelisco próximo ao Funchal, marca o local).

Criada como arraial da Vila do Príncipe (hoje município do Serro), Minas Novas passou a pertencer ao território baiano até 28 de setembro de 1760.

Passou novamente a integrar a capitania de Minas Gerais, sob a jurisdição do Ouvidor da Comarca do Serro Frio, mas permanecendo eclesiasticamente ligada à Diocese de Jacobina, da Bahia.

Pela provincial de 9 de março de 1760, foi elevada a categoria de município com o nome de Minas Novas.

Com informações da Prefeitura de Minas Novas e Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário