quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

PCPR vai beneficiar 21,5 mil famílias, em 2011

PCPR vai beneficiar 21,5 mil famílias, em 2011
Municípios do Vale e norte de Minas terão recursosEm 2011, o Governo de Minas Gerais vai investir um total de R$11,6 milhões no Projeto de Combate à Pobreza Rural do Estado de Minas Gerais (PCPR/MG). Os recursos serão destinados à implantação de 363 projetos nas seguintes categorias: produtivo, infraestrutura e social.


A iniciativa vai beneficiar 21,5 mil famílias dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas.
O PCPR/MG é desenvolvido pelo Governo de Minas Gerais com apoio do Banco Mundial e tem por objetivo desenvolver ações para amenizar a pobreza e buscar soluções para desenvolver as comunidades onde atua, financiando projetos comunitários.

A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Estado de Para o Desenvolvimento dos Vales Jequitinhonha, Mucuri e do Norte de Minas (Sedvan) por meio do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene).


Atualmente 188 municípios são beneficiados. O Projeto é voltado para comunidades rurais e urbanas organizadas em grupos de interesses comuns, trabalhadores e pequenos produtores rurais, artesãos e grupos de pescadores.

Os extensionistas da Emater participam ativamente de reuniões com os Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) e associações para identificar as prioridades dos municípios. A partir dessas reuniões são definidos quais projetos do PCPR serão implantados. É o extensionista da Emater quem elabora os projetos técnicos, que são encaminhados para aprovação dos CMDRS e, posteriormente, ao Idene, responsável pela avaliação das propostas.

A assinatura dos convênios viabiliza o repasse dos recursos diretamente na conta da entidade para a execução. Após a implantação dos projetos, a Emater continua prestando assistência às famílias e acompanhando o desenvolvimento dos projetos.

Entre 2006 e 2010 foram investidos R$ 95 milhões, beneficiando 115 mil famílias. 2.093 projetos foram elaborados. Até 2009 foram construídos 179 centros sociais comunitários, em 87 municípios e cerca de 9.500 famílias beneficiadas. Foram implantados 415 sistemas de abastecimentos de água em 112 municípios.

Outro projeto importante é o de mecanização agrícola (compra de máquinas para a produção) que beneficiou 13.500 famílias em 127 municípios.

Novo Cruzeiro
A família de Orlando Neres da Silva, do município de Novo Cruzeiro, no Médio Jequitinhonha, nordeste de Minas, foi uma das beneficiadas pelo PCPR.

Até bem pouco tempo o produtor tinha de preparar o terreno para o plantio da horta sem o auxílio de máquinas. “Era um tempo que a gente não usava bota. A terra tava cheia de formiga. E a gente tinha de aguentar tudo isso para plantar e produzir”, lembra Orlando Neres.

Mas, por meio do PCRP o trabalho se tornou mais prático. Agora o preparo do terreno na propriedade do “seu” Orlando é feito com um microtrator. É assim também nas propriedades de outras famílias de Novo Cruzeiro. Somente com projetos de mecanização agrícola foram beneficiadas 467 famílias.

O extensionista da Emater, Albert Tutancamon, acompanha de perto o trabalho dos agricultores. Segundo ele, as máquinas que os produtores receberam facilitam e agilizam o plantio das hortas. “Esses microtratores podem ser usados também desde o preparo do solo e canteiro até o transporte de insumos e alimentos “, diz o extensionista.


Com informações da Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário