segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Protesto contra política de Capelinha vira petição pública

Protesto contra política de Capelinha vira petição pública
Movimento Muda Capelinha (MMC) lança Manifesto público contra caos político

Capelinha, no Alto Jequitinhonha, nordeste de minas, vive uma crise política.

O prefeito Pedro Vieira foi tirado do cargo por um dia, em 31.12.2010, através de manobra do Presidente da Câmara.


Assumiu a vice. Hely Lamar Cordeiro, irmã do ex-prefeito Gelson Crodeiro. Parece ter havido um acordo, nas eleições de 2008, que o mandato seria dividido em dois anos, entre prefeito e vice.


Pedro retornou no dia seguinte, 01.01, quando assumiu o novo presidente da Câmara Municipal que convocou sessão extraordinária e anulou ato do dia anterior.


O Prefeito foi afastado, de novo, por 4 dias, através de uma Liminar judicial. A vice retornou dia 07.01.


A Câmara recorreu ao TRE-MG e conseguiu retomar o cargo, reempossando Pedro Vieira, na quinta-feira, dia 13.01.


A vice promete recorrer ao TSE - Tribunal Superior Eleitoral.


Enquanto isso, a população não sabe quem governa Capelinha.

Pode dormir um dia com a certeza de um governante e acordar no dia seguinte com outro.

O foguetório na cidade anuncia a queda e a subida de um ou outra.


Eis um Manifesto de um população indignada:

Diante dos lamentáveis fatos envolvendo alguns representantes dos poderes legislativo e executivo de Capelinha nos últimos meses e presenciados por uma população estarrecida, um grupo de cidadãos capelinhenses, em sua maior parte sem filiação partidária, lança o Movimento Muda Capelinha (MMC).

O Movimento Muda Capelinha surgiu a partir de articulações realizadas pela Internet e nas discussões em curso ficou estabelecido que é apartidário e democrático, aberto a todos que compartilhem o ideal de uma cidade melhor. Neste ínterim, não desconsideramos os moradores da zona rural do município, que segundo dados do Censo 2010 realizado pelo IBGE responde por 30% da nossa população.

Diante do exposto, o MMC considera que:

1 – As pessoas envolvidas no atual cenário político/partidário de Capelinha ignoram os cidadãos capelinhenses, vistos apenas como meros eleitores que só necessitam ter conhecimento da realidade política da cidade a cada quatro anos. Uma cidade que muda constantemente seu chefe do executivo, seus secretários e vereadores, vivendo à mercê de incertezas políticas é incapaz de oferecer um futuro decente para seus moradores.

2 – O momento de transformação social, política e cultural do Brasil não pode ser ignorado no âmbito do nosso município. O país mudou, o movimento democrático nacional encontra-se em processo avançado, novas formas de participação surgiram e Capelinha não pode mais ficar à margem dessa realidade. O tempo das torcidas organizadas partidárias passou e é absurdo permitir que recursos públicos continuem a ser mal-geridos e desviados, ver cidadãos trocarem seus votos por cestas básicas, dentaduras e gasolina e rojões estourar toda vez que uma mudança política é operada na cidade.

3 – Os cidadãos capelinhenses devem participar ativamente do processo político do município. Os representantes eleitos governam para o povo e é o povo quem dita as regras da política municipal. Nossa bandeira é a educação política, única forma de fazer com que as pessoas compreendam o valor do voto, conheçam seus direitos e não compactuem com a vergonhosa realidade presente.

4 – Os cidadãos capelinhenses não podem mais ficar de braços cruzados a espera de benesses e favores vindos de prefeitos(as) e vereadores(as). Devem participar ativamente das reuniões na Câmara Municipal, fiscalizar obras e investimentos e exigir a divulgação das contas municipais. Os jovens capelinhenses estão convidados a participarem do MMC, enviando sugestões, participando das discussões que a longo prazo formarão futuros líderes municipais mais esclarecidos e conscientes dos problemas da cidade e do país.

5 – Associações de bairro e de comunidades rurais devem fazer parte das discussões sobre o destino do município, apresentando propostas e trabalhando como parceiros dos poderes legislativo e executivo. Nesse sentido, é necessário que os diversos setores da sociedade capelinhense ocupem espaços na administração da cidade. Reivindicamos que Capelinha adote o orçamento participativo, um instrumento que permite à população opinar na distribuição e emprego das verbas públicas.

Reiteramos o caráter apartidário e democrático do MMC. É uma iniciativa da sociedade civil de Capelinha e que não se mistura à velha forma de fazer política presente em nossa cidade. Independente de quem ocupar as cadeiras da Câmara e da Prefeitura Municipal estaremos em constante fiscalização.

Os signatários

PARA ASSINAR O MANIFESTO:


CLIQUE AQUI movimento-muda-capelinha


Indicado pelo Blog A Cidade, de Capelinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário