domingo, 9 de janeiro de 2011

Capelinha: quem governa? Prefeito renuncia, vice assume , prefeito retorna

Capelinha: quem governa o município?
Prefeito renuncia. Vice toma posse por um dia
Prefeito retorna. Vice recorre ao TRE_MG

Prefeito de Capelinha Pedro Vieira da Silva teve apoio da Câmara Municipal, mas tropeça no Poder Judiciário

O município de Capelinha, no Alto Jequitinhonha, nordeste de Minas, vive uma situação esdrúxula. A população não sabe quem governa: se é o prefeito ou a vice-prefeita.

Tudo começou quando foi protocolado na Câmara Municipal de Capelinha, na manhã de 31 de dezembro, documento de renúncia do atual prefeito Pedro Vieira.
Fontes extra oficiais informam que o documento estava de posse do ex-prefeito Gelson Cordeiro desde a campanha eleitoral de 2008.

Seria parte de um suposto acordo entre os dois líderes políticos. Gelson Cordeiro, à época, era o candidato a prefeito, mas teve que renunciar, pois seria inelegível. Indicou Pedro Vieira como seu substituto a apenas 3 dias da eleição.

O acordo, em caso de vitória de Pedro Vieira, era de que ele ficaria 2 anos no cargo de prefeito e nos 2 anos seguintes o cargo de prefeito ficaria com a vice-prefeita Hedy-Lamar Cordeiro, irmã de Gelson Cordeiro.

Em julho deste ano, Pedro Vieira e Gelson Cordeiro romperam politicamente por desentendimento na definição dos candidatos a deputado a serem apoiados pelo grupo político.

O documento de renúncia do prefeito Pedro Vieira, após ser protocolado foi lido pelo presidente da Câmara de Capelinha, vereador Valdir do Táxi, que determinou, em seguida, a posse da vice-prefeita.

A leitura do termo de renúncia e a posse da vice-prefeita aconteceram no salão de reuniões da Câmara Municipal com a presença do presidente Valdir do Táxi e dos vereadores Cabo Rocha e Gedalvo Fernandes. Os outros seis vereadores não teriam sido convocados oficialmente para a reunião.
Vice-prefeita de Capelinha Hedy-Lamar Cordeiro

O prefeito Pedro Vieira se reuniu com assessores jurídicos, secretários municipais e alguns vereadores para analisar o caso e tomar as providências legais para anular o ato de posse da vice-prefeita.

Prefeito recorre
O prefeito Pedro Vieira recorreu da decisão da Câmara Municipal, contestando a veracidade do documento de renúncia. A Juíza em Plantão na Comarca de Diamantina, Lucinalva Ferraz dos Santos, indeferiu na tarde do 1º de janeiro, pedido da Liminar impetrado por Pedro Vieira da Silva, na tentativa de ser reconduzido ao cargo de prefeito de Capelinha.

A Juíza julgou extinto o processo, sem julgamento de mérito.

De acordo com o advogado Uárley Maia, defensor de Hedy-Lamar Cordeiro, “a vice-prefeita empossada como chefe do Executivo no dia 31 de dezembro pelo Poder Legislativo assumirá a Prefeitura Municipal a partir de segunda-feira, dia 3 de janeiro”.

Mesmo com a decisão, permaneceu o imbróglio jurídico na política local para saber quem é ou será, de fato e direito, o prefeito de Capelinha.


Reconhecimento de firma do prefeito é contestado
Segundo informações oficiais, o reconhecimento de firma de uma suposta carta de renúncia do Prefeito é do Cartório da cidade de Aricanduva, a 25 KM de Capelinha.

A suspeita de uma fraude foi confirmada após a declaração do Tabelião do Cartório que afirmou que o Prefeito Pedro Vieira da Silva não tinha firma reconhecida lá, mas que mesmo assim ele havia feito o reconhecimento.

A Policia investiga o caso.
Confusão política vira escândalo nacional

Veja video de reportagem da TV Record

http://noticias.r7.com/videos/prefeito-e-vice-fazem-acordo-para-dividir-mandato-em-capelinha-mg-/idmedia/0ee4dc86bf4c7a6d52b36df08a0e012f.html

Com informações da Rádio Aranãs FM e Blog Jornal A Cidade, ambos de Capelinha

4 comentários:

paulim disse...

PARABENS CAPELINHA !!!!! O POVO GOSTA MESMO E DE SFRER CHEGA DE TANTO SOFRER DEIXA A MULHER TRABALHA VAMOS VER !!!!

paulim disse...

o povo gosta mesmo e de sofrer parabens capelinha pra tras e que se anda juntos todos vc s chega]
vergonha nao e pra eles e pra o povo que fica lanbendo eles

paulim disse...

CAPELINHA PRESISA DE MUDANÇAS TRAGICAS NA POLITICA ISO TA VIRANDO UMA BRINCADEIRA O PEDRO VIERA GELSON CORDEIRO HEDYLAMAR VAI BRINCA DE BONECA E DEIXA O POVO FORA DE CONBINADOS DE VCS
QUE SO FAVORECE VCS MESMOS O POVO SO TOMA

paulim disse...

parabens capelinha !!!! para tras e que se anda justos chegarao la !!!

Postar um comentário