quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Vale do Jequitinhonha realiza I Fórum Intersetorial de Políticas Públicas

Vale do Jequitinhonha realiza I Fórum Irtesetorial de Políticas Públicas
Almenara foi sede de encontro de profissionais e conselheiros de políticas sociais
Intersetorialidade no Programa Bolsa Família foi o tema debatido.
Foi realizado nesta quarta-feira, 23.02, no salão social do Sesc de Almenara, no Baixo Jequitinhonha, nordeste de Minas, o I Fórum Intersetorial de Políticas Públicas da União Regional dos Conselheiros Municipais da Assistência Social, com o tema “A Intersetorialidade do Programa Bolsa Família”.

O evento contou com a participação de conselheiros municipais, conselheiros tutelares, trabalhadores da área de assistência social, psicólogos, educadores sociais, agentes de saúde, universitários, professores e beneficiários do Programa Bolsa Família.

O fórum teve como objetivo, articular um modelo de atuação intersetorial para melhoria da gestão do Programa Bolsa Família e elaborar ações em conjunto com a rede sócio assistencial para dar suporte e qualificação do programa junto às famílias.

O Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social e Presidente da União Região dos Municipais da Assistência Social, Paulo Cézar Macedo dos Santos, falou que o fórum é um espaço democrático que foi criado para permitir que se discutam as políticas públicas e suas execuções.

“O nosso tema prioritário é debater a intersetorialidade no Programa Bolsa Família, ou seja, as ações que são desenvolvidas pela Assistência Social, pela Saúde e pela educação. Então, o nosso objetivo é permitir que se faça uma avaliação, da execução deste programa, a articulação que é feita entre estas secretarias responsáveis pelas ações, com as condicionalidades a serem cumpridas, e na ausência do cumprimento destas, nós queremos discutir quais serão as planejadas entre esses setores e se de fato estão conseguindo garantir o acesso das famílias a proteção social que é prevista dentro do programa”, afirmou Paulo Cézar.

O Secretário Municipal de Saúde, Eduardo Tertuliano, falou da participação da secretaria de saúde no Programa Bolsa Família. “Temos um papel importante e fundamental na execução dessa política pública de assistência, somos responsáveis por garantir à assistência a saúde às famílias que são acompanhadas pelo programa. A realização desse fórum vai fortalecer ainda mais a participação de todos na unificação em prol de um objetivo comum, que é melhorar o acompanhamento destas famílias”, disse Eduardo.

A Assessora Técnica da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Maria Imaculada Vignatti, falou da importância deste evento onde foi abordada a política social do Programa Bolsa Família. “Vejo neste programa destinado a população de baixo poder aquisitivo, que vive em situação de vulnerabilidade social, uma grandeza. Ás vezes, as pessoas não entendem o que este benefício representa para as famílias que recebem e surgem conceitos deturbados. A Secretaria de Educação faz a avaliação da freqüência escolar no setor de documentação, depois envia um relatório para as escolas, que nos repassam novamente, para a partir daí ser encaminhado a Secretaria de Assistência Social”, ressaltou Imaculada.

A Gestora do Programa Bolsa Família, Patrícia Ramos, ressaltou o papel da Assistência Social no programa.

“O nosso papel aqui hoje e de passar informações. Muitas pessoas quando falam do Programa Bolsa Família, esquecem das condicionalidades e compromissos do programa. Então vamos buscar esclarecer e tirar dúvidas, pois muitos que estão aqui são de outras cidades, o que torna mais favorável a troca de experiência”, falou Patrícia.

Com informações do Diário do Jequi, de Almenara

Nenhum comentário:

Postar um comentário