quinta-feira, 17 de março de 2011

Almenara: Comitê de saúde ajuda a salvar vidas

Almenara: Comitê de saúde ajuda a salvar vidas
A Secretaria Municipal de Saúde de Almenara, em parceria com a Gerência Regional de Saúde de Pedra Azul e o hospital Deraldo Guimarães, realizou no dia 15 de março, uma reunião com os membros do Comitê em Defesa da Vida de Almenara, no Baixo Jequitinhonha, nordeste de Minas, com o objetivo de apresentar uma experiência exitosa em que a vida de uma gestante e de uma criança foram salvas graças à intervenção do comitê que identificou o problema e encaminhou a gestante para o hospital.

Em dezembro do ano passado, Maria da Silva, 40 anos, que reside na zona rural, enfrentava uma gravidez de risco. Com hipertensão crônica, 28 semanas de gravidez e sentindo dores na barriga, Maria procurou o comitê em defesa da vida que a encaminhou para o hospital Deraldo Guimarães.


O enfermeiro e presidente do comitê em defesa da vida de Almenara, Agnaldo Gomes, contou que foi ele quem ligou para o hospital para acolher a gestante. “Quando a gestante chegou ao hospital, ela logo foi atendida pelo plantonista que avaliou e encaminhou para a cobertura obstétrica que diagnosticou uma ruptura prematura pré-termo de membrana e pré-eclampse, solicitando imediatamente sua transferência para o hospital microrregional de Teófilo Otoni”, explicou.

Após ser transferida em menos de 24 horas para a maternidade de alto risco do Hospital Santa Rosália, que fica há cerca de 275 km de Almenara, a gestante acabou tendo que se submeter a um parto cesário, sendo que a criança nasceu com 1,435 kg. "Se não fosse a ajuda dos membros do comitê e o bom atendimento no hospital daqui de Almenara e de Teófilo Otoni, eu e minha filha teríamos morrido porque não sabíamos o que fazer”, disse dona Maria.

Defesa da Vida
O Programa Viva Vida tem como objetivo a redução da mortalidade infantil e da mortalidade materna no Estado de Minas Gerais. As metas do Programa são promover a redução da mortalidade infantil e materna em 15% em quatro anos (2008-2011).

Para alcançar esse objetivo, os Comitês em Defesa da Vida são importantes, pois são um espaço para discussões de propostas e apresentação de projetos, onde são identificadas as contribuições de cada instituição para a redução da mortalidade infantil e materna no Estado.

“A finalidade do comitê é a de criar uma rede de assistência forte, sempre com foco na redução de mortalidade materna e infantil. O caso de Maria é uma prova de que a rede funciona e é apenas um fruto de muitos outros que nosso comitê ainda vai colher", disse Agnaldo Gomes.

Já a presidente do Comitê Regional de Defesa da Vida e Coordenadora do Núcleo de Atenção à Saúde da GRS Pedra Azul, Kátia Figueiredo, ressaltou que a atuação do comitê de Almenara deveria ser exemplo para toda a região.

"O Comitê de Defesa da Vida é uma ferramenta importantíssima de fortalecimento social para a redução de mortalidade materna e infantil e o comitê de Almenara está provando, com um trabalho bem sucedido, que estas ações possam servir de exemplo para outros comitês da região", parabenizou.

No ano passado, a GRS Pedra Azul implantou os comitês em defesa da vida em 10 municípios: Águas Vermelhas, Almenara, Cachoeira de Pajeú, Divisa Alegre, Divisópolis, Felisburgo, Pedra Azul, Palmópolis, Rio do Prado e Rubim. A expectativa é de que em 2011 outros 15 municípios recebam as oficinas para implantação dos comitês.

Fonte: Allan Campos da Secretaria Estadual de Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário