quarta-feira, 30 de março de 2011

José Alencar, um brasileiro simples e alegre

José Alencar, um brasileiro simples e alegre
Um homem brilhante, humilde, acessível, comprometido com o Brasil.

Um trabalhador, empreendedor, empresário nacional. Político de centro, conciliador, que ajudou o Brasil a viver a maior transformação de sua história no governo do Presidente Lula. José Alencar é exemplo de conduta política.

Nos momentos mais difíceis foi leal ao projeto que integrava por um Brasil mais Justo, por um Brasil de Todos e Todas.

Estive com José Alencar algumas vezes, quando morei em Brasília, em 2003 e 2004. Recebia os mineiros com a alegria de velhos amigos, de irmãos. Parecia, e era, um mineirão do interior, com seu cigarro de palha. No próprio gabinete, por debaixo da mesa, guardava uma garrafa de pinga. Uma Maria da Cruz, lavra da sua fazenda, à beira do rio São Francisco, no município de Pedras de Maria da Cruz, perto de Januária, no norte de Minas.

As reivindicações para a melhoria do Vale do Jequitinhonha como a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, o asfalto da BR 367, as providências para o combate aos efeitos da seca, o apoio aos municípios em relação ao turismo, ele procurava dividir a responsabiliade das demandas com o Presidente Lula.

Divergia do Governo em relação à taxa de juros e soltava seu vozeirão pelos meios de comunicação e em reuniões empresariais.

Lula o entendia e dizia que José Alencar criticava não só o Governo como o próprio mercado financeiro que especulava e não queria ver o setor produtivo prosperar.

Alencar e Lula formavam uma dobradinha rara na política brasileira.
Um sindicalista detestado pela maioria do empresariado brasileiro era considerado por Alencar como um estadista que unia o capital e o trabalho, o trabalhador e o empresário, unia o Brasil que queria produzir e prosperar.

Lula o considerava um irmão, de histórias parecidas. Pobres, começaram a lutar pela sobrevivência muito cedo. Um seguiu o caminho dos trabalhadores, outro do empresariado. Ambos, sempre tiveram esperança em um Brasil muito melhor para todos os brasileiros e brasileiras.

Dizia que era um soldado do comandante Lula. Mas era um General, mais que isso: um Maioral. José Alencar foi uma figura rara na história do nosso Brasil. Contador de histórias, da sua lojinha em Caratinga, na Zona da Mata, em Minas Gerais.

Da formação do seu império de fábricas da Coteminas, tendo como matriz a de Montes Claros e Paraíba. Hoje, espalhou suas indústrias pelo mundo, pela China...

Era humanista, brincalhão, emocional, simples e, sobretudo, um homem de bem.

Um brasileiro de muitas qualidades e pouquíssimos defeitos.

José Alencar foi um homem alegre e feliz, como um menino.

Vá com Deus, Alencar!

Um comentário:

alan disse...

isso que aconteceu foi muito lamentavel pela morte de um gerreiro do nosso brasil sinto muito.

Postar um comentário