sexta-feira, 18 de março de 2011

Programa de apoio às Feiras Livres chega a Chapada do Norte

Programa de apoio às Feiras Livres chega a Chapada do Norte
Projetos de Turmalina e Veredinha chamam a atenção de outros municípios
Por Fabiana Eugênio
Chapada do Norte (MG) será o terceiro município do Alto Vale do Jequitinhonha a ser contemplado com o Programa de apoio às Feiras Livres desenvolvido pelo CAV. O processo de implementação do programa no município foi iniciado no mês de fevereiro, através de uma reunião de nivelamento do projeto realizada dia 16 junto com representantes de organizações da sociedade civil, lideranças rurais e poder público de Chapada do Norte.

O momento teve o objetivo de nivelar sobre as atividades previstas no projeto e os métodos de trabalho, também discutir quais ações são hoje desenvolvidas em nível de município no tocante a agricultura familiar e quais delas podem ser fortalecidas através do projeto. Discutiu-se ainda qual o papel efetivo que cada organização terá no desenvolvimento das ações.

A chegada do programa até Chapada do Norte foi uma solicitação vinda dos próprios agricultores feirantes, que viram na experiência de apoio à Feira Livre em Turmalina e Veredinha, algo que poderia ser de grande benefício também naquela região.

O poder público e as organizações locais acompanharam toda a discussão da inclusão do município no programa e demonstram grande interesse em apoiar a iniciativa.

O projeto que será desenvolvido em Chapada do Norte, assim como nos outros municípios que já foram contemplados, prevê apoio a organização formal do grupo de feirantes, assistência técnica nas propriedades, pequenos empréstimos financeiros aos produtores através do fundo rotativo solidário, compra conjunta de insumos orgânicos, ações de melhoria no transporte e na apresentação de produtos no espaço da feira com aquisição de forros de banca, embalagens, gaiolas para frangos, dentre outras.

No dia 02 de abril, está agendada uma reunião com todos os agricultores (as) feirantes em Chapada do Norte para que seja feito um nivelamento das metodologias de trabalho utilizadas pelo CAV e das ações contempladas no projeto junto a todo público beneficiário, visando a construção de um processo participativo.

O CAV tem atuação em Chapada do Norte há vários anos, através dos monitores de sistemas agroflorestais; assistência a grupos de agricultores, como o “Grupo do Nico”; cercamento de nascentes; também através dos programas pela Articulação do Semiárido, como P1MC e Guarda Chuva e apoio a grupos de mulheres.

O projeto de fortalecimento da Feira Livre de Chapada está sendo propiciado por um apoio advindo de uma organização da Espanha, a Manos Unidas, a mesma que apóia o fortalecimento da feira livre de Veredinha e que já apoiou o CAV no projeto pioneiro empreendido no município de Turmalina.

Para conhecer um pouco mais sobre o trabalho do CAV no apoio às feiras livres, clique aqui:
http://www.cavjequi.org/

A cidade de Veredinha, no Alto Jequitinhonha, nordeste de Minas, sediou, em maio de 2010, o 3º Seminário: “Feiras Livres e Políticas Públicas no Alto Jequitinhonha-MG”, que contou com mais de 140 participantes de diferentes segmentos da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário