domingo, 17 de abril de 2011

Almenara: IMA promove educação em escolas rurais

Almenara: IMA promove educação em escolas rurais Coordenador do IMA e alunos Educação sanitária faz parte da grade curricular das escolas de Almenara

A partir deste ano, a “Educação Sanitária” passa a ser disciplina regular no currículo de todas as escolas rurais de Almenara, região norte de Minas Gerais. São 38 escolas municipais que aderiram à educação sanitária como tema presente no cotidiano de 995 alunos do 1º ao 9º ano escolar.

*********************************************************************************

A iniciativa surgiu a partir de ações do projeto Sanitaristas Mirins, executado pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), desde 2010 na região, e há 9 anos em todo o Estado, beneficiando a mais de 57 mil alunos e professores do ensino fundamental, da rede estadual e municipal. A inspetora das escolas rurais da Secretaria de Educação de Almenara, Zeneide Gonçalves da Rocha, explica que a nova disciplina será ministrada a partir das temáticas (saúde animal, segurança alimentar, sanidade vegetal e meio ambiente) tratadas no livro “A Educação Sanitária no Dia-a-dia dos Alunos - Descobrindo a Agropecuária na Escola”, editado pelo IMA desde 2006, estando já em sua 5ª edição.

****************************************************************************************

“A implantação da educação sanitária no currículo escolar aproxima as crianças e jovens à realidade do campo, através do aprendizado prático e do despertar consciente das atividades rurais. Os alunos recebem informações sobre a importância da vacinação dos animais, cuidado com plantações e esse conhecimento é repassado para seus pais e para a comunidade em efeito “cascata”, sendo na maioria, produtores rurais”, comenta Zeneide Gonçalves da Rocha.

****************************************************************************************

O IMA, juntamente com a Secretaria de Educação de Almenara dará suporte aos professores e pedagogos na estruturação metodológica da disciplina nas escolas da região. As capacitações dos professores serão realizadas a partir do conteúdo do livro, que será adaptado para os alunos do 1º ao 9º ano das escolas rurais.

*********************************************************************************

O diretor-geral do Instituto, Altino Rodrigues Neto, comemora o sucesso do projeto e ressalta que “a abertura da grade curricular está permitindo a inserção de temas de interesse do cotidiano e da realidade dos jovens, o que poderá ajudar a manter a comunidade como um todo, motivada, sobretudo os que pretendem continuar ligados às suas origens e assumir a atividade rural”. Além disso, fez distinção à iniciativa dos profissionais da coordenadoria regional de Almenara, elogiando o desempenho dos mesmos na execução do trabalho. Sanitaristas Mirins De acordo com coordenadora do Sanitaristas Mirins, Maria Elisabeth Rios de Resende, este projeto é realizado pelo IMA, órgão vinculado à Secretaria de estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em parceria com as Prefeituras e Secretarias Municipais de Educação e está no Acordo de Resultados do Governo de Estado.

*****************************************************************************************

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Instituto Mineiro de Agropecuária - IMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário