sábado, 23 de abril de 2011

Berilo: Teatro popular encena paixão e crucificação de Cristo

Berilo: Teatro popular encena paixão e crucificação de CristoA encenação da crucificação de Jesus Cristo emocionou uma multidão de fiéis na Praça Dr. Antônio Carlos, no centro de Berilo, Médio Jequitinhonha, nordeste de Minas. O teatro popular aconteceu nesta sexta-feira santa, 23 de abril, ao ar livre. **********************************************************************************
Participaram mais de 50 figurantes populares e dirigentes religiosos.
Eram professores, comerciantes, comerciários, servidores públicos, pintores, estudantes, donas de casa. Todos se transformaram em atores e atrizes para encenar, em praça pública, a maior marca da cultura judaico-cristã.
As crianças eram as mais curiosas e interessadas, acompanhando o calvário de Cristo, a movimentação dos soldados, a batida dos tambores, o som estridente das cornetas e matraca. O novo formato da Praça permitiu a organização do palco e a distribuição da platéia. Muitos se espalharam pelas calçadas do comércio, porta da Prefeitura e Igreja Nossa Senhora de Fátima. E ouviam os cantos e rufares dos tambores e cantos religiosos, quando viam uma ou outra cena, ao se levantarem, indo até perto do palco. Inicialmente, saiu uma procissão da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, na parte baixa da cidade. Subia a rua Abreu Vieira, acompanhando Jesus Cristo, carregando a cruz até o seu calvário. No final, a imagem do senhor morto foi retirado da cruz, colocado em esquife de vidro.
Novo cortejo se fez para levar a imagem para a Igreja Matriz.
Muitos comentários sobre a beleza da encenação, a participação e o acompanhamento contritos dos fiéis.
Os principais organizadores desta bela celebração foram os irmãos Silvano, José e Míria Amaral, os filhos de Maria de Toninho; além de outros três irmãos, filhos de Chico de Lioca: Íris, Nazareth e Magela. É claro, com a participação de dezenas de católicos de Berilo. Jesus Cristo foi representado por Tozinho de Valter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário