quarta-feira, 13 de abril de 2011

Comida di Buteco' em BH faz homenagem ao Vale do Jequitinhonha

Comida di Buteco' em BH faz homenagem ao Vale do Jequitinhonha
Farofa de andu: este é um pratos preferidos dos sertanejos da caatinga
Concurso vai de 15 de abril a 15 de maio, em bares da capital.
Mandioca, frita ou cozida, com manteiga ou pura, no palito ou em pedaços. Sempre deliciosa.

Outras 15 cidades também terão o evento simultaneamente. Vai começar na sexta-feira, 15.04.2011, o tradicional ‘Comida di Buteco’, festival que escolhe, todo ano, o bar com o melhor tira-gosto de Belo Horizonte.
Serão 30 dias, de 15 de abril a 15 de maio, para visitar os 41 lugares concorrentes e eleger o melhor prato da cidade.
Saborosa carne de sol, apreciada por tropeiros, virou tira-gosto preferido de butequeiros
Nesta 12ª edição, os bares da capital mineira vão poder escolher entre 11 ingredientes característicos do Vale do Jequitinhonha, no nordeste de Minas Gerais para elaborar os pratos.
Manteiga de garrafa para temperar os tira-gostos de buteco
Todos os tira-gostos concorrentes devem ter pelo menos uma das ‘especiarias’ escolhidas para dar o tema do festival neste ano. Os ingredientes obrigatórios são: carne de sol, peixes do Rio Jequitinhonha, pequi (fresco, congelado, em conserva, licor, farinha ou castanha), feijão andu, requeijão escuro, buriti, cagaita, seriguela, rapadura, sementes de coentro fresca e manteiga de garrafa.

Cada um desses ingredientes conta um pouco da tradição culinária de cidades como Araçuaí, Almenara, Capelinha, Minas Novas, Salinas, Grão Mogol, Berilo, Bocaiúva, Itaobim, e tantas cidades do Vale e do norte de Minas.
Pequi, um fruto saboreado pelos sertanejos do cerrado e apreciado por muitos

"Na realidade estamos prestando uma homenagem à região nordeste do estado. Houve uma grande pesquisa com os moradores da região sobre cada ingrediente, pois queríamos pegar os mais básicos e expressivos e os mais inusitados. É uma região que mistura a caatinga com o sertão, lembrando muito o nordeste brasileiro, mas com sua própria personalidade’, explicou o chef de cozinha Eduardo Maya, um dos realizadores do ‘Comida di Buteco’. Segundo a organização, a lista com os bares participantes é guardada em segredo, e será divulgada na quinta-feira, 14.04, véspera do início do concurso.
Rapadura, uma das iguarias da comida di buteco
***********************************************************************
O festival
Além do melhor tira-gosto, os jurados vão escolher o bar com o melhor atendimento, o que tem a melhor higiene e a cerveja mais gelada. Um circuito cultural vai percorrer alguns bares durante o festival. O evento, além de Belo Horizonte, será realizado, simultaneamente, em 15 cidades e pela primeira vez chega a Juiz de Fora, Belém, Manaus e Fortaleza.
Além destas cidades, participam do festival Campinas (SP), Goiânia, Ipatinga (MG), Montes Claros (MG), Poços de Caldas (MG), Rio de Janeiro, Ribeirão Preto (SP), Salvador (BA), São José do Rio Preto (SP) e Uberlândia (MG).
*******************************************************************************
Somente em Belo Horizonte será obrigatório o uso dos 11 ingredientes do norte e nordeste do estado. A Festa da Saideira, que marca o fim do festival e a divulgação do resultado do concurso, vai ser nos dias 21 e 22 de maio. Na festa, todos os bares concorrentes participam com barraquinha de comida.
********************************************************************************
Segundo a organização, estão previstos shows de Luis Melodia e do grupo Fino Coletivo. Outras atrações devem ainda ser anunciadas. Para mais informações, veja o site do festival 'Comida di Buteco'.
*********************************************************************************
Sugestão da Maria do Rosário, uma mulher apaixonada pelo Vale do Jequitinhonha, com informações do G1 e site da Comida di Buteco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário