domingo, 17 de abril de 2011

A disputa entre Lula e FHC

A disputa entre Lula e FHC


Primeiro, o roteiro. FHC diz que o PSDB deve se realinhar e focar na classe média. Lá pelas tantas, diz que seu partido não deveria se concentrar no "povão" (classes D e E, pelo que deixa a entender) porque estão contemplados pelas políticas lulistas de transferência de renda. Tucanos e petistas caem de pau. Todos afirmam que o povão é a base de qualquer ação política. Lula aproveita a onda e entra na fila, ironizando.

******************************************************************************* Aí, FHC se dá conta que não está na academia e desafia Lula para mais uma eleição. O que poderia ser uma bela discussão sobre estratégias políticas no Brasil de hoje, vira briga de rua. Vamos por partes. *********************************************************************************

FHC procura o eixo dos formadores de opinião. E sugere que é a classe C, no que está certíssimo. Não é só e ele teria que se debruçar sobre os dados. A grande imprensa lê pouco. Vários comentaristas afirmaram que não se sabe o que esta Classe C pensa. Mentira. Há farto material a respeito e eu mesmo já publiquei neste blog vários resumos de pesquisas recentes. Mas jornalista não gosta de ler tabelas e pesquisas. Lê briefing. Seria um debate que elevaria o nível político.

*********************************************************************************** Mas tucanos e petistas não estão muito interessados em debate sobre os rumos da política, sobre suas próprias estratégias. Estão no meio do terreiro de rinha de galos. Não concedem ao cidadão oportunidade de discutirem seus erros e dúvidas. Não podem deixar espaço algum para que o outro ocupe. Anãlise é coisa de acadêmico ou de quem faz terapia. Não é coisa de político brasileiro, macho, dono das maiores certezas desta terra tropical. Estão embrutecidos. Mas ficam até contentes com isto. Parece coisa de macho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário