terça-feira, 19 de abril de 2011

Famoso artesanato de bonecas de barro sustenta 40 famílias

Familiares de Dona Isabel se dedicam ao ofício da matriarca Walter Sebastião - EM Cultura

Formada em arte pela Escola Guignard, Andréia de Andrade mantém a tradição da família


Mercinda Severo Braga e Amadeu Mendes Braga são casados há 32 anos. Durante todo esse tempo, dedicaram-se à cerâmica. As bonecas do casal seguem os ensinamentos de dona Isabel. A esposa se encarrega da cabeça, das mãos, dos bordados das roupas e das flores. O marido molda os corpos. Assim a dupla cria suas belas noivas, que ficaram famosas.

******************************************************************************

Não foi difícil aprender o ofício, explica Amadeu, o segundo filho de Isabel Mendes. Criança, ele já amassava argila para a mãe e catava lenha para os fornos. Adulto, depois da peça concluída, a matriarca orienta e às vezes aponta o que deve ser corrigido. O sucesso de dona Isabel é a maior alegria dos filhos. “Ela não nos deu ensino, mas deu um diploma que só Deus tira”, afirma Amadeu. A matriarca começou a criar por necessidade, quando ficou viúva. Punha a caixa de peças na cabeça, ia a Ponto dos Volantes e a outras cidades vender seus objetos.

“As bonecas de dona Isabel são perfeitas, o rosto é muito bonito”, diz a nora Mercinda. “A face delas parece a de minha mãe”, acrescenta. Amadeu garante: aqueles rostos parecem brilhar ao serem acarinhados. “Mãe tem o dom, ensinou cerâmica a todos, sem usura”.

*******************************************************************************

Ele está coberto de razão: o artesanato ajuda a sustentar pelo menos 40 famílias de Santana do Araçuaí, povoado de Ponto dos Volantes, no Médio Jequitinhonha, nordeste de Minas. O povo do Vale do Jequitinhonha é o grande personagem das cerâmicas, que fizeram a fama da região. Mercinda garante: na família de Isabel, todas as peças são diferentes. As noivas criadas por ela e o marido têm cinco formatos, de 30cm a 90cm. Dá para produzir quatro por mês, no máximo. “Quando é encomenda, fazemos o número combinado”, brinca Amadeu. E elogia a sobrinha Andréia de Andrade, chamando-a de “a nova dona Isabel”.

*****************************************************************************

Apesar das dificuldades, o artesanato de Santana do Araçuaí vai bem, informa o filho de dona Isabel. Mas falta melhorar a distribuição. Lá, ninguém ficou rico com o ofício. “Dá para viver mais ou menos”, com dois, três e às vezes quatro salários por mês. “Há épocas boas, mas quando está parado, sem venda, a situação se complica”, conta ele.

*****************************************************************************

Memorial Dona Isabel

Andréia de Andrade, de 30 anos, tem uma reivindicação a fazer. “Está na hora de criar um memorial em homenagem à minha avó em Minas Gerais. Ela é mais conhecida fora do Brasil que aqui dentro. Se a gente perguntar até no Vale do Jequitinhonha quem é dona Isabel, poucos sabem responder. Falta incentivo para conhecer o que é feito aqui”, acrescenta.

*******************************************************************************

Andréia herdou o ofício da mãe, Glória Maria de Andrade. Aos 13, levou um susto ao ver o que esculpia de brincadeira ser exposto, com todo o cuidado, no Museu do Folclore Edson Carneiro, no Rio de Janeiro. O clã costuma trocar informações e experiências, com direito a buscar na casa da avó um pouquinho de material. “Um apresenta a peça e os outros comentam. É muito bom. Você fala e ninguém acha ruim. Isso melhora o trabalho, pois passa pela opinião de quem faz”, diz Andréia.

********************************************************************************

Depois de concluir o curso de arte na Escola Guignard da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), em Belo Horizonte, a neta de dona Isabel voltou para a sua terra, há um ano e meio. Atualmente, mora em Itinga, construiu um forno no quintal de casa e planeja ministrar oficinas na cidade. A artista fala com carinho de seus tempos de Escola Guignard. “Certa vez, disseram que o que eu fazia não era arte. Mas mantive o pé e todos admiraram minha atitude”, conta. O respeito aos ensinamentos da avó a inspirou a buscar o próprio caminho. Se dona Isabel transformou bilhas em bonecas, a neta agora esculpe crianças saindo de dentro de potes.

*********************************************************************************

PASSO A PASSO .


A matéria-prima

Vem do sítio do casal Mercinda Severo Braga e Amadeu Mendes Braga a argila usada por integrantes da Associação dos Artesãos de Santana do Araçuaí. Há algum tempo, o barro era obtido na beirada de córregos da região. A cerâmica de Santana de Araçuaí contém exclusivamente produtos naturais. .

*******************************************************************************

O processo

Duração: duas semanas .

****************************************************************************

Associações

As peças são encaminhadas para associações e cooperativas de artesãos do Vale do Jequitinhonha. Elas funcionam nos municípios de Santana do Araçuaí, Coqueiro do Campo, Campo Alegre, Turmalina e Minas Novas, entre outros .

*****************************************************************************

Distribuição

Lojas e pontos de venda (como o centro de artesanato do Palácio das Artes, em BH) obtêm as peças em cooperativas ou diretamente com o artesão. A mercadoria pode ser comprada ou consignada .

******************************************************************************

No mundo

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), em parceria com instituições ligadas ao artesanato, elabora projetos de venda para o exterior, abarcando diversas ações: participação em feiras, vinda de compradores ao país, rodadas de negócios e programas de divulgação. Por meio da Apex e a pedido da presidente Dilma Rousseff, a cerâmica do Vale do Jequitinhonha foi incluída na exposição Mulheres, artistas e brasileiras, em cartaz até 5 de maio no Palácio do Planalto, em Brasília .

*******************************************************************************

No fim do ano passado, foi criada a Associação Brasileira de Exportação do Artesanato (Abexa). Os países que mais compram peças brasileiras são Alemanha, Portugal, Espanha, França, Itália e Estados Unidos. O Brasil tem cerca de 8,5 milhões de artesãos.


Publicado no jornal Estado de Minas, EM Culutra, em 17.04.2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário