segunda-feira, 25 de abril de 2011

Livro Casinha de Cultura é lançado em Medina

Livro Casinha de Cultura é lançado em Medina
Dia 15 de abril foi lançado em Medina, no Médio Jequitinhonha, no nordeste de Minas, no espaço de encontro e convivência da organização parceira do Fundo Cristão para Crianças, Associação Comunitária Municipal de Medina (Ascomed), o livro Casinha de Cultura.

A obra, realizada pelo próprio Fundo Cristão para Crianças, tem como objetivo celebrar as conquistas alcançadas ao longo dos anos, como também de compartilhar e promover as referências culturais e históricas identificadas pelo programa, de modo que possam irradiar a outras comunidades e públicos.

O evento organizado pela rede de organizações parceiras do medio e baixo Vale do Jequitinhonha contou a presença de representantes locais envolvidos na defesa dos direitos culturais e direitos da criança e do adolescente, como: OSC, secretários de cultura/educação, representantes das comunidades atendidas pelo programa Casinha de Cultura, entre outros.

Conheça o programa Casinha de Cultura
Com a finalidade de valorizar e resgatar costumes, crenças, conhecimento, artes, brincadeiras, manifestações culturais e de promover a formação política de moradores de comunidades rurais e urbanas, há 10 anos o Fundo Cristão para Crianças fomenta espaços de convivência comunitária, denominados Casinha de Cultura.

As Casinhas de Cultura são espaços físicos de integração entre as gerações, envolvendo as famílias e comunidades no desenvolvimento integral das crianças. Atualmente, as Casinhas estão instaladas 21 municípios da região do Vale do Jequitinhonha, no nordete de Minas, e também no município de Betim, região metropolitana de Belo Horizonte (MG).

Nestes espaços de convivência, as crianças descobrem o prazer da brincadeira, leitura e pesquisa, debatem sobre seus direitos e participam de diversos grupos e manifestações culturais: teatro, folclore, danças, contação de histórias, músicas, culinária festas típicas e diversas outras atividades.

Resultados
- Aproximação e fortalecimento das relações afetivas entre pais e filhos.
- Fortalecimento da identidade cultural e aumento da auto-estima dos moradores das comunidades locais.
- Melhoria na relação comunitária a partir do desenvolvimento de ações coletivas, espaço de encontro/reuniões, inclusive com outros atores locais.
- Crianças e adolescentes com acesso a brinquedos, livros, brincadeiras e atividades culturais valorização da cultura local.
- Integração entre as várias faixas etárias.
- Membros das comunidades capacitados para atuarem como brincantes e educadores sociais.
- Registros e divulgação da cultura local, inclusive, através de intercâmbios culturais.

Fonte: www.fundocristao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário